Dia de Campo da Fazenda Palma tem lançamento no Conexão

Dia de Campo da Fazenda Palma tem lançamento no Conexão

O Dia de Campo da Fazenda Palma, de Camaquã, promovido pelas empresas Sementes Rancho King e pela Concessionária Fortral-New Holland, será realizado no dia 28 de fevereiro de 2024, uma quinta-feira. A programação do evento anual, que se tornou nos últmos anos uma referência neste tipo de iniciativa, foi detalhada no programa Conexão Rural de sábado 27, quando foi feito o seu lançamento (veja entrevista abaixo).

As empresárias Paola e Betania Longarai Fonseca, diretoras-sócias da Fortral e da Rancho King participaram do programa, bem como colaboradores e parceiros de ambas as empresas.

As atividades começarão às 7h30 da manhã, quando começam a chegar os convidados na Fazenda Palma. Formada a primeira turma, começa o tour pelas lavouras, que contemplarão as cultivares de arroz, estabelecidas próximo um dos outros para facilitar a comparação dos desempenhos.

Além das tradicionais variedades utilizadas na Palma, o Dia de Campo trará o lançamento dos dois novos cultivares Irga 426 CL e Fronteira 1.100 CL. “É bom dizer que os convidados terão a oportunidade de ver essas variedades nas lavouras das nossas sementes, o que torna mais transparente ainda o nosso processo de produção”, disse Betania.

Betania também frisou a participação da pesquisadora Mara Grohs, do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Além da análise da plantabilidade e dos novos manejos das lavouras, Mara vai focar também na sustentabilidade. Mara liderou um recente estudo que comprova excelência ambiental da lavoura orizícola gaúcha em relação a emissão e sequestro de carbono. A servidora do Irga, inclusive, apresentará esse estudo na Conferência do Clima (COP), que este ano ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes.   

Soja tolerante

O Dia de Campo da Palma também reservará um espaço especial à soja. A Rancho King é produtora licenciada de semente da oleaginosa e mantêm parcerias com a FT Sementes e com a Embrapa no desenvolvimento de variedades.  

Serão apresentados sete cultivares de soja adaptados aos solos de várzea, com alta capacidade de tolerância ao fungo de solo e aos nematóides.

Uma novidade do evento deste ano será a abertura da colheita de arroz, com o uso das colheitadeiras New Holland da Fortral. Será após o almoço, onde será promovido um bate-papo mediado por Alex Soares, com a participação das organizadoras Paola e Betania e especialistas em agro.

Marca campeã

A agricultura de precisão e os drones Drones também terão espaço na programação. A New Holland e outras empresas parceiras da Fortral e da RK Sementes serão representados por especialistas.

Vinda recentemente da Alemanha, onde participou da Agritechnica 2023, feira agrícola que aconteceu em Hanover, na Alemanha, entre 12 a 18 de novembro, Paola falou da confiança reafirmada em trabalhar com um marca reconhecida mundialmente. Ela comentou sobre a CR 11, da New Holland, premiada na feira alemã. É a maior colheitadeira do mundo, fabricada na Bélgica, com capácidade de colheita de até 1 mil hectares por dia, o que representa um aumento de 20% em relação à CR10.90, até então a maior máquina da marca.

Por Alex Soares