Etapa do

Etapa do "Para onde irão os terneiros" sugere maior equilíbrio entre grãos e pastos

Foram dois dias de geração de informações, de sugestões, de troca de visões e de debates.

A etapa de número 115 do Fórum Permanente do Agronegócio, promovida em Camaquã pelo Senar e Farsul, pautou o futuro da criação e da terminação dos novilhos.

Uma expressiva quantidade de produtores locais e de outras regiões acompanharam a programação, que teve um roteiro de visitas a três propriedades, esta semana - na terça-feira 8 - e uma sequência de palestras técnicas um dia depois.

Uma das fazendas visitadas foi a Cabanha Ouro Branco, de Paulo Cesar Griebeler, que preside o Sindicato Rural de Camaquã.

"O evento por si já tem nome e os profissionais envolvidos chamam gente', disse Griebeler que eexplicou que coube ao SRC indicar as propriedades que seriam visitadas. 

Os outros empreendimentos visitados foram a Granja Umbu, tocada por Rogério Zanti e pelo filho André, e a Fazenda Palmeira, liderada por Cátia Ribeiro.

As variedades utilizadas de pastagens, as práticas de manejo aplicadas, as dosagens de adubação e de outros produtos de controle, e tudo que envolve a nutrição dos rebanhos, foram mostrados e detalhados pelos proprietários e pelos técnicos com os convidados interagindo.

"Cada fazenda, uma realidade, com suas virtudes, que precisam ser copiadas, e falhas, que servem de advertência", explicou o professor José Fernando Piva Lobato, coordenador da programação em Camaquã.  

Ao longo das cinco décadas atuando como professor universitário e ligado à criação, Lobato formou suas convicções. Uma delas é a de que uma pecuária intensiva de ciclo curto e rentável é plenamente alcançável, desde que haja um planejamento forrageiro que estude os potenciais das áreas, a oferta permanente com qualidade nutricional. 

Para Lobato, animais criados a pasto são diferenciados. A começar pelos méritos nutricionais da sua carne. E isso deveria ser inclusive melhor explorado comercialmente por quem produz e por quem processa.

"Uma cria a pasto de qualidade, aquela que vai ajudar a garantir uma conclusão de ciclo curta e eficaz exige tomada de decisões que implicam em mudanças nos critérios e nos padrões de  manejo e também de postura", disse Lobato. 

Mas promover esse aprimoramento e manter o foco com o objetivo de formar uma boa reserva forrageira é um grande desafio, quando a criação divide espaço e atenção nos sistemas de produção que priorizam o cultivo de grãos.

Sobre isso e outros aspectos vejam nos videos o que disseram os especialistas entrevistados pelo Conexão Rural.