A força do embrião para a aceleração da genética: 30 anos em 3

A força do embrião para a aceleração da genética: 30 anos em 3

Como em qualquer ciclo econômico, ganha mais quem consegue investir em um mercado que está em baixa. Assim, é possível potencializar os ganhos quando a alta acontece. E este é o momento que vive hoje a pecuária brasileira. Com preços baixos e abate de matrizes, o pecuarista que aposta na gestão deve aproveitar para investir na aquisição de genética melhoradora. A dica é do CEO da Fazenda Esperança, de Alegrete (RS), Raphael Houayek. 

“As pessoas geralmente querem investir em um negócio quando ele já está dando certo e, consequentemente, mais caro”, compara. Por isso, Houayek destaca que o pecuarista está no melhor momento para investir. “O futuro começa agora. Analistas dizem que em 2025 os bons preços estarão de volta. E os terneiros de 2025 serão gerados nessa próxima estação de monta. Ou seja, o momento de investir é agora. É preciso coragem e resiliência para investir. 

E o uso da tecnologia de transferência de embriões pode trazer ainda mais vantagens ao pecuarista. “O Rio Grande do Sul entrou um pouco depois do Brasil Central neste mercado, mas quem apostou mais cedo já tem muitos resultados”, afirma o empresário. Ele menciona que com o uso de embriões de alta genética é possível fazer em três anos, o que uma cabanha com reprodução convencional levaria trinta nos para alcançar.  Segundo Houayek, a Esperança faz uso de embriões há dez anos e “entendeu a força desta tecnologia e o potencial de mudar a realidade genética e uma propriedade com muita velocidade”. 

Consciente da força deste formato de expansão da genética, a Fazenda Esperança está de olho também na exportação de embriões, a exemplo do que faz a Argentina. “Estamos com algumas tratativas e, caso se consolide, será um grande ganho para a raça e o protagonismo da empresa.”

Dia do Embrião debaterá esse mercado

Como estratégia de aceleração e expansão da genética da Fazenda Esperança, são utilizadas diferentes formas de comercialização. Uma delas, que registrou faturamento de R$ 1,5 milhão em 2022, foi o Dia do Embrião. Trata-se de um evento online, com especialistas convidados que aborda todas as questões envolvidas no segmento de embriões. E durante as apresentações também são exibidas as combinações possíveis para pacotes de embriões com garantia de prenhez dos principais reprodutores da Fazenda Esperança. O objetivo é mostrar de que forma a tecnologia pode democratizar o acesso de genética de grandes reprodutores a pecuaristas de qualquer porte. 
Este ano, o Dia do Embrião será realizado em 17 de julho, no canal da Fazenda Esperança Alegrete no YouTube. O evento será um aquecimento para o Leilão de Embriões, marcado para o dia 21 de agosto, às vésperas da Expointer 2023. 

Serviço:
Dia do Embrião
Quando: 17 de julho às 19h
Onde: Canal da Fazenda Esperança no Youtube 
Quem: 
Apresentação - Raphael Houayek
Palestrantes 
Alexandre Vargas – Pró Fertil Embriões 
Bernardo Franciosi - ReproVet
Paulo Costa – gerente da Fazenda Esperança

Por Thais D'Avila