ExpoCamaquã 2023 realça a força das entidades e da produção local 

ExpoCamaquã 2023 realça a força das entidades e da produção local 

Foram sete dias de informações, debates, encontros, convivências, novidades e negócios. Sob o lema “O Campo nos Conecta”, a ExpoCamaquã 2023 cumpriu o proposto e foi concluída com comemoração, ao final deste domingo (21). 

Mais de 17 mil pessoas circularam pelo Parque Dorval Ribeiro de segunda (15), quando foram abertos os painéis técnicos-conjunturais, até esse domingo, quando shows musicais fecharam a feira. 

Com o principal elemento do evento garantido - o público - a satisfação foi dividida entre organizadores e expositores. O maior movimento no parque se deu no domingo, quando as roletas contabilizaram mais de 12 mil pessoas. O sábado (20) também teve uma expressiva afluência de visitantes. 

Mesmo sem a aferição dos valores finais comercializados pelas empresas participantes é possível afirmar que o volume foi considerável. As concessionárias de máquinas e tratores, por exemplo, registraram um expressivo número de vendas fechadas na feira e propostas encaminhadas.  

Outro indicador de que os negócios foram é dos requisições feitas aos bancos entre contratos e ordens de pagamento de produtos adquiridos na exposição, de sexta-feira a domingo.  

No Pavilhão de Negócios a sensação entre os expositores também era de que o investimento em participar da feira fora acertado. Ali, comerciantes e prestadores de serviços dos mais variados produtos e ramos enfatizavam, no final de domingo, a força do evento.  

E foi dentro deste pavilhão que a Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) montou a sua arena, onde promoveu painéis dos mais variados temas, tendo a inovação e a tecnologia como protagonistas.  

“Só temos que comemorar e agradecer por tudo que tivemos nesses dias. Nela (na Arena ACIC) tivemos a chance de reunir, de um lado especialistas com ricos conteúdos, do outro profissionais em busca da boa informação e de atualizações. E fomos felizes em construir essa ponte”, comemorou a presidente da ACIC, Paola Longaray Fonseca, ao citar importantes nomes que desfilaram na Expocamaquã – como a do CEO da South Summit, Tiago Ribeiro, que participou do painel Inovação, de Pedro Valério, diretor executivo Instituto Caldeira, participante do painel Café com Inovação e do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que palestrou na reunião-almoço da ACIC, realizada no Sindicato Rural, na quinta-feira (18).  

Outros espaços que atraíram muita gente foram os ocupados pelos crioulistas e pela agricultura familiar, onde houve exposição de trabalhos, palestras e comercialização de produtos. Já o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (N.C.C.C) realizou o Redomão, a exposição morfológica e a inédita prova Ranch Sorting, agitando os espaços da entidade no parque e a pista de provas, sediada no sindicato e considerada uma das melhores do circuito da ABCCC. 

A praça de alimentação montada junto ao palco de shows foi também outro ponto de forte concentração dos visitantes. “Estamos muito felizes, pela satisfação do público, que teve uma ampla oferta de lanches e bebidas enquanto assistiam às apresentações musicais e por terem comparecido em grande número”, comemorou Rogério Barbosa, proprietário do Chopp Dalla Camaquã. 

Na abertura oficial do evento, após o desfile dos expositores, no domingo à tarde, o presidente do Sindicato Rural, Paulo Griebeler sublinhou a aliança feita pelas entidades locais e o poder público para entregar uma ExpoCamaquão atrativa. 

Força comunitária 
“Que pactos como esse que formamos para ExpoCamaquã sejam copiados no nosso dia-a-dia”. A razão de ser das nossas entidades de classe são os nossos associados. Já a da ExpoCamaquã é a comunidade”, completou o dirigente, comemorando o sucesso da iniciativa, que envolveu quatro organizações de classe de Camaquã e a Prefeitura. 

A ExpoCamaquã teve o patrocínio da Planfer; Banrisul; Irga; Camil Alimentos; Senar-RS; Sicredi;  Afubra e Osirnet, com o apoio da Chopp Dalla Camaquã, Asproleite, Emater, Roxo Centro de Compras e Sebrae. 

Alex Soares/Imprensa ExpoCamaquã/Fotos: Midia Campo