Vice-governador e secretários estaduais visitam ExpoCamaquã  

Vice-governador e secretários estaduais visitam ExpoCamaquã  

Gabriel Souza e três secretários estaduais gaúchos participaram, nesta quinta-feira (18) de atividades no evento.

Giovani Feltes (Agricultura), Juvir Costella (Logística e Transporte) e Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia)  estiveram na ExpoCamaquã 2023, nesta quinta-feira (18).

Feltes e Costella acompanharam o vice-governador, Gabriel Souza na reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), na qual ele palestrou. Já Stülp falou no painel “Café com Inovação”, também da ACIC.

Esses eventos foram em locais e horários diferentes. Enquanto o almoço com o vice-governador foi no restaurante do Sindicato Rural, o encontro com a secretária aconteceu na Arena da ACIC, no Pavilhão dos Negócios.

Ao palestrar na reunião-almoço o vice-governador apresentou um resumo das ações, programas, projetos e estratégias do governo estadual em diversas áreas. Na abertura do encontro, ele ouviu da presidente da ACIC, Paola Fonseca, uma lista de solicitações para o apoio do Palácio Piratini a demandas da região de Camaquã.

Um dos pedidos foi para a revisão completa dos termos das negociações que implicam na futura instalação das praças de pedágio da BR-116 Camaquã-Porto Alegre. O auxílio ao Hospital Nossa Aparecida, que possui uma crônica crise financeira foi uma das outras reivindicações.

“Trata-se de uma instituição hospitalar que atende cidadãos de Camaquã e de ao menos 10 municípios da região. O seu custeio não tem batido com as receitas e o resultado disso pode ser penoso para todos. Precisamos do Estado a  ajuda para fechar essa conta, mas também duma ação política, que primeiro conscientize, e depois estabeleça uma contribuição de todos esses municípios que se utilizam dos serviços”, sublinhou a presidente da ACIC.

Souza informou que tanto ele quanto o governador Eduardo Leite estão de acordo com a contrariedade das lideranças com o formato apresentado do novo pedágio e informou que ele próprio tem falado com o ministro dos Transportes Renan Filho para que modelo apresentado não seja o aplicado.

“Essa é uma concessão federal, mas como diz respeito a cidadãos gaúchos, temos a obrigação de fazer parte das discussões. Além disso, a BR-116 é estratégica para a logística do Rio Grande do Sul, levando e trazendo produtos para o Uruguai e ao Porto de Rio Grande. Ou seja, não se trata apenas de uma pauta local, já que as condições da estrada e o custo para nela se trafegar impacta a economia do Rio Grande do Sul”, disse o vice-governador, ao informar que o processo da concessão “possui complexidades” e por isso está sendo revisado no Tribunal de Contas da União.

Sobre o Hospital, Souza não antecipou qualquer tipo de ajuda, porém disse que aos estados e aos municípios será direcionado um aporte de R$ 7 bilhões para compensar a fixação do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliar de enfermagem, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o Rio Grande do Sul a União enviará R$ 350 milhões, valor que segundo Gabriel Souza será insuficiente para cobrir o aumento do custo com os salários dos hospitais.

Educação é prioridade

Tanto na entrevista coletiva concedida antes da reunião-almoço, como na sua palestra, o vice-governador ressaltou que a prioridade número um do atual governo estadual é o setor educacional.

Na sua agenda em Camaquã, antes de participar do almoço da ACIC, Gabriel Souza visitou a empresa Santa Lúcia Alimentos e se renuiu com prefeitos da Costa Doce.

Alex Soares/Imprensa ExpoCamaquã