Comitiva gaúcha segue na China na busca de investimentos

Comitiva gaúcha segue na China na busca de investimentos

O Rio Grande do Sul iniciou uma nova etapa na missão realizada na China. O Estado foi o único a compor a delegação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, que terminou as suas atividades na quinta-feira passada (30/3), mas a representação gaúcha segue no país asiático a fim de manter os esforços para conclusão do pleito inicial e captar novos negócios com os chineses.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representa o Estado por meio do diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Júnior, que prossegue com a agenda gaúcha nas cidades de Xiamen e Xangai.

Conforme o titular da Sedec, Ernani Polo, a permanência da comitiva gaúcha na China é uma forma de persistir para avançar no pleito estadual: habilitação de cinco frigoríficos de aves e um de bovinos; validação do status sanitário como zona livre de febre aftosa sem vacinação para incluir na lista de exportação carne suína com osso e miúdos; e a entrada no mercado chinês de noz pecan.

“O Estado segue trabalhando em solo chinês, de forma independente, para concluir as pautas iniciais e construir novas negociações. Houve avanço na habilitação de dois frigoríficos, mas queremos incluir os quatro restantes”, explicou Polo.

O secretário destacou que a missão continua também para prospectar investimentos em áreas como inovação, energias renováveis e infraestrutura, entre outros. "A presença de representantes do Estado em missões internacionais sempre é muito importante, pois aproxima as relações e ajuda a construir novos caminhos”, disse.

Eventos

Na quarta-feira passada (29/3), ocorreu a segunda edição do Seminário Sino-Brasileiro da Cadeia de Suprimentos de Alimentos e Pecuária, promovido pela Sedec em conjunto com a Associação Chinesa de Inspeção de Admissão e Saída e Quarentena.

O evento reuniu lideranças chinesas com 38 representantes de entidades brasileiras, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), além de gestores de órgãos oficiais, como o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, e o diretor do Departamento de Saúde Animal, Eduardo Azevedo.

Na oportunidade, houve a assinatura de um termo de intenção de cooperação estratégica para estabelecer uma comunicação alinhada entre os dois países a fim de facilitar o entendimento das políticas regulatórias chinesas de segurança alimentar de importação.

Segundo Silva Júnior, um dos itens incluídos foi a consolidação normativa para o registro de empresas de importação de alimentos e o acesso ao mercado chinês. “Muitas empresas salientam que esse é um aspecto que interfere no andamento dos trâmites legais pela ausência de informações e por alterações frequentes na documentação exigida”, explicou.

O diretor ressaltou que, até a próxima semana, a agenda no gigante asiático tem foco total na atração de investimentos estrangeiros diretos e reuniões com importadores, investidores e fundos de investimentos chinês. “Já identificamos uma possibilidade de levar para o Rio Grande do Sul uma nova operação chinesa, mas ainda está em negociação inicial”, afirmou.

Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec