Energia solar: quem investe não pode mais transferir excedente para outro endereço

Energia solar: quem investe não pode mais transferir excedente para outro endereço

Em seu comentário semanal no Conexão Rural, no último sábado (25), o advogado e produtor rural Nestor Hein chamou a atenção para um comunicado feito pelas empresas de energia informando que os clientes não podem mais transferir seus créditos de energia para endereços que não aqueles que estejam instaladas as placas.

Veja abaixo a fala de Nestor sobre o assunto

Hein deu o próprio exemplo. Ele possui propriedade em Arambaré, onde investiu em energia solar, e agora não pode mais usar o excedente gerado para abater na sua conta em Porto Alegre, onde reside. “Mas assim como eu centenas de outras pessoas na mesma condição nos procuraram (o escritório) para relatar a mesma situação”, disse o advogado.

“Isso nada mais é do que a quebra da regra do jogo, algo inimaginável para uma agência de consumidores como a Anael (Agência Nacional de Energia Elétrica) e isso é algo revoltante”, comentou.

O advogado, que também responde pelo departamento jurídico da Farsul, disse que esse pode ser um grande desestímulo àqueles que pensam em investir ou ampliar o seus investimentos na geração desta energia limpa, que tem o Brasil como maior gerador do mundo.  

Nestor chama atenção também para provável escalada de ações judiciais que uma contenda como essa deverá gerar.