Reunião anual de técnicos Angus terá como foco seleção por eficiência alimentar

Reunião anual de técnicos Angus terá como foco seleção por eficiência alimentar

A reunião anual dos inspetores técnicos da Associação Brasileira de Angus terá como foco a seleção de reprodutores por eficiência alimentar. O evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio nas instalações da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). No local está sendo realizada a Prova de Eficiência Alimentar (PEA) Angus 2023 que, neste ano, resultará nas primeiras Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) para essa característica na raça.

Segundo o diretor técnico da entidade, Rogério Rotta Assis, o teste é uma prioridade da área técnica e, por isso, ganhará destaque na reunião deste ano. “Sabemos que o principal custo de produção da pecuária hoje é a alimentação. Então, é essencial conseguirmos selecionar reprodutores mais eficientes entre o consumo e ganho de peso”, acrescenta. Assis reforça que a Angus dispõe de um corpo técnico bastante qualificado e que o evento fomenta a troca de ideias e informações entre profissionais de diferentes regiões do país e a diretoria da Associação.

Gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato, destaca que a ideia é mostrar aos técnicos como é realizada a avaliação e debater sobre como fazer a seleção focada em eficiência alimentar. “Essa é uma característica essencial para a pecuária do futuro. E nosso time técnico, que é quem nos representa a campo, precisa estar alinhado a essa tendência a fim de fomentá-la junto aos criadores da raça”, afirma.  

O evento terá a participação de parceiros como a Neogen, bem como a Intergado, empresa responsável pela fabricação dos cochos utilizados na prova. Além disso, a reunião contará com atividade prática em criatórios de Angus e Ultrablack na região. “Vamos comparar animais com dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e com análise genômica. Queremos mostrar o quanto a genômica nos traz de melhorias”, explica Assis.

Atualmente, o corpo técnico da Angus conta com 26 profissionais em sete estados brasileiros.

Fonte: Jardine Comunicações