Irga leva o arroz da lavoura ao prato na Expoagro Afubra
Cerca de 600 agricultores visitaram as quatro estações do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na 21ª Expoagro Afubra nesta quarta-feira, 22 de março, durante o Dia de Campo Regional do Arroz. O instituto levou o grão, literalmente, da lavoura ao prato, pois, ao final dos roteiros da programação a campo, foi servido, gratuitamente, o seu arroz-de-carreteiro para, aproximadamente, 300 pessoas. Cerca de 30 funcionários da autarquia atuaram no preparo das áreas, desde setembro de 2022, para apresentar as mais importantes tecnologias para cultivo em terras baixas.
O coordenador regional do Irga, engenheiro agrônomo Pedro Hamann, destacou que houve grande interesse dos visitantes no sistema de diversificação de culturas, com a soja e o milho cultivados em terras de arroz e sob irrigação. Ricardo Tatsch, coordenador do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) em Rio Pardo, enfatizou que nos últimos 12 anos a área de soja em terras de arroz pulou de 20 mil para 505 mil hectares cultivados e já se trata de uma tecnologia consolidada. Hoje, estima-se em cerca de 15 mil hectares de milho no mesmo sistema, boa parte em em sistemas de microcamalhão ou sulco-camalhão. Em seguida, espera-se que o milho alcance maior expressão nas várzeas.
A programação teve estações com o lançamento da cultivar IRGA 426CL; nova recomendação de adubação para as cultivares IRGA 424CL, IRGA 426CL e IRGA 431CL; cultivo de milho irrigado em microcamalhão; cultivo de soja em área de várzea; e o arroz-de-carreteiro fez parte do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) de incentivo ao consumo de cereal e demonstração de seus benefícios nutricionais. Também foi servido arroz-de-leite para degustação dos visitantes.
O Dia de Campo Regional do Irga, que aconteceu pela primeira vez durante a Expoagro Afubra, teve a presença de produtores de todo o Rio Grande do Sul. A Coordenadoria Regional do Irga na Região Central é integrada por 34 municípios e vai de Piratini até Taquari, com sede em Cachoeira do Sul. Na safra 2022/23, 112.051 hectares foram semeados por cerca de 2.500 produtores. É a região com o maior número de rizicultores no país e formada em grande parte por pequenas propriedades. Rio Pardo, onde acontece a Expoagro Afubra, plantou 6.800 hectares, tem 80 produtores e concentra também duas indústrias que beneficiam e comercializam o grão, sendo uma cooperativa.
Fonte: Expoagro Afubra