O sabor colonial espera os visitantes da Expoagro Afubra

O sabor colonial espera os visitantes da Expoagro Afubra

A partir desta terça-feira, 21 e março, 247 empreendimentos da agricultura familiar de 134 municípios gaúchos estarão recebendo o público na Expoagro Afubra 2023. Eles comercializarão seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar, à direita do pórtico principal, em uma ampla estrutura de 3.480 metros quadrados, com 216 estandes. O local é uma das grandes atrações do evento pela diversidade de produtos, que vão de embutidos, queijos e doces a flores e artesanato, tudo produzido em agroindústrias nas propriedades rurais e disponibilizado na feira.

Para a 21ª edição da Expoagro Afubra, inscreveram-se 299 agroindústrias e 247 tiveram as inscrições homologadas. Destas, 180 são de agroindústrias de alimentos, 24 são artesanato e 12 são expositores de flores e plantas ornamentais. Conforme Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), 26 dos empreendimentos presentes são liderados por jovens, 38 são liderados apenas por mulheres e 19 são liderados por jovens mulheres.

Desde a manhã desta segunda-feira, dia 20, os empreendedores já montavam seus estandes para receber o público. Entre os primeiros a chegar, estavam Roseli e Paulo Reginatto, proprietários da Agroindústria Relvadense, de Relvado/RS. Eles estão trazendo para a feira 500 quilos de salames, copas, torresmo e banha suína. Esta é a sétima vez que o casal participa da Expoagro Afubra e eles consideram ótimos os negócios feitos na feira.

Outra expositora já instalada ontem é a jovem Alana Foresti, proprietária da Vinhos Foresti, agroindústria do município de Pinto Bandeira, da Serra Gaúcha. Ela trouxe para a feira 600 litros dos vinhos produzidos pela família, que são branco, rosé e tinto, em opções vinhos finos e de mesa. Esta é primeira vez que a Vinhos Foresti está na Expoagro Afubra e a expectativa é, além da comercialização na feira, também prospectar novos clientes e tornar a marca mais conhecida do público de outras regiões do Estado.

EXPECTATIVA - “A expectativa em negócios é de beirarmos R$ 2 bilhões em vendas nos quatro dias do evento deste ano”, comenta. Em 2022, os 197 expositores das agroindústrias faturaram R$ 1.490,00. Entre os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar neste ano, 45 estão na Expoagro Afubra pela primeira vez.

 

Agricultura familiar: 

- 247 expositores, em 216 estandes, sendo:

* 180 estandes para agroindústrias;

* 24 estandes para artesanato;

* 12 estandes para flores.

Fonte: Afubra