Languiru: parceria com a Lactalis marca nova etapa da reestruturação

Languiru: parceria com a Lactalis marca nova etapa da reestruturação

A Cooperativa Languiru anunciou no dia 15 de março nova etapa do seu programa de reestruturação, com ações específicas no enfrentamento às dificuldades e para manutenção de atividades do quadro social. O presidente Dirceu Bayer confirma a negociação com a empresa Lactalis do Brasil, parceria que potencializa a cadeia leiteira com a Cooperativa fornecendo a produção de leite in natura de seus associados à empresa.

Com isso, a Lactalis, que também conta com unidade industrial em Teutônia, passa a envazar, inicialmente, o leite UHT (Longa Vida) e, futuramente, abre a possibilidade de fabricação de outros produtos do mix lácteo da marca Languiru, otimizando sua capacidade industrial. Já a Indústria de Laticínios da Cooperativa segue com a produção de derivados, como bebidas lácteas, iogurtes e doce de leite. Com o ganho de produção na indústria, a Lactalis também deve absorver parte da mão de obra da unidade da Languiru. “Nós não vendemos a nossa Indústria de Laticínios, iremos continuar operando, e maquinários obsoletos poderão ser negociados com a própria Lactalis e outras empresas”, explica Bayer.

As 925 propriedades de 1.230 associados da Languiru passam a fornecer, em média, 350 mil litros de leite diariamente à Lactalis, considerando que existe oscilação ao longo do ano pelo período de entressafra – o restante do volume segue sendo industrializado pela Languiru.

A parceria ainda fortalece o trabalho de assistência técnica no campo, com foco na qualidade e produtividade dos associados – inclusive, o pagamento dos produtores seguirá a cargo da Languiru. Ao mesmo tempo, estende benefícios de compra de insumos nas unidades de Agrocenter e Fábrica de Rações aos produtores da Lactalis.

Também está em andamento a oferta de cartão convênio que beneficia os empregados da Lactalis na região para compras nas unidades de varejo da Cooperativa, como supermercados, lojas Agrocenter e farmácias. São ações que fortalecem a cadeia leiteira numa região reconhecida pelos seus volumes de produção, ao mesmo tempo em que valorizam a economia local como um todo.

              Bayer pede tranquilidade aos associados, defendendo que a negociação é um importante passo para a sustentabilidade da Cooperativa e dos produtores rurais. “A cadeia leiteira possui enorme importância econômica e social na área de atuação da Languiru. Com a união de forças, estamos garantindo a continuidade das atividades nesse segmento, uma maneira estratégica de mantermos os pagamentos com associados e transportadores em dia, além de seguirmos com a marca Languiru, reconhecida pela sua qualidade”, explica, acrescentando que, com isso, a Cooperativa também ganha em poder de negociação e competitividade no mercado do leite.

              Em comunicado enviado à imprensa, o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior, explica que a parceria com a Languiru é a mesma adotada pela empresa em outras regiões do país, citando como exemplo o modelo firmado com as cooperativas CCPR, em Minas Gerais, e Cativa, no Paraná. “Esse acordo fortalece a bacia leiteira gaúcha. Vamos unir a expertise da Languiru no campo e a eficiência produtiva da Lactalis. Isso contribui com os objetivos estratégicos do grupo no país, que busca constituir uma liderança responsável no mercado que ajude no contínuo processo de melhoria da produtividade e qualidade do leite no campo e, também, para a manutenção de cooperativas fortes e representativas junto aos produtores rurais”, frisou.

              A Cooperativa Languiru reúne Líderes de Núcleo e associados em reuniões agendadas para sexta-feira, dia 17, em Teutônia. Na oportunidade, o presidente Dirceu Bayer e o vice-presidente Cesar Wilsmann, acompanhados dos demais membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, detalham as negociações no segmento leite e as tratativas em andamento nas cadeias da avicultura e suinocultura. “Enquanto em outras regiões produtores abandonam a atividade no campo, o foco principal da Languiru sempre foi a manutenção do seu associado. Todo esforço continua com esse objetivo, o associado é total prioridade no programa de reestruturação. A Languiru é forte, sustentou toda dificuldade do mercado até agora, está fazendo todo trabalho necessário para garantir uma produção consistente e sustentável”, conclui Bayer.

(Fonte: Languiru)