Irga contrata empresa especializada em falcoaria e manejo de fauna para EEA

Irga contrata empresa especializada em falcoaria e manejo de fauna para EEA

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) contratou empresa de apoio externo para a elaboração do plano de manejo através de serviços técnicos especializados, devido aos acontecimentos das últimas safras, quando houveram perdas irreversíveis prejudicando os trabalhos de pesquisa na Estação Experimental do Arroz (EEA) em Cachoeirinha. 

A infestação de aves na áreas da EEA vem apresentando escala crescente, as técnicas de afugentamento (foguetes, redes, gavião robô,
etc.) utilizadas sozinhas não estão sendo suficiente. 

Os pássaros se alimentam do arroz produzido nas áreas experimentais das Estações de  Pesquisa, gerando prejuízo para os experimentos e compromete o ano agrícola de pesquisa.  Os pombos por exemplo, alimentam-se dos grãos de soja semeadas nos experimentos já os ratões do banhado se alimentam das plantas em estádio vegetativo e reprodutivo de arroz, causando danos irreversíveis. Caso não seja feito o controle adequado e preventivo, fica impossível usar os dados experimentais, devido a baixa confiabilidade dos mesmos, causados pelo ataque desses animais.

Para Flávia Tomita, diretora técnica do Irga, a contração do serviço é de grande importância para pesquisa da autarquia. 

“Com a consultoria será possível a elaboração de um Plano de Manejo que deverá resultar em
uma ferramenta de apoio atualizada, com caráter de orientação estratégica e operacional, que possibilite a correta gestão técnica e administrativa.”

Fonte: IRGA