Campanha sobre qualidade do azeite será apresentada na Abertura da Colheita da Oliva
A poucos dias de celebrar mais uma safra de oliveiras no Rio Grande do Sul, por meio da 11ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) lançou uma campanha educativa. Com o tema “Azeite virgem não é azeite extra virgem, Não se deixe enganar” o objetivo é de alertar que o azeite importado que está nas prateleiras tem classificação extra virgem equivocada. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, com a participação do secretário da Agricultura, Giovani Feltes.
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, explicou que são três as classificações do azeite, sendo elas lampante, virgem e extravirgem e que, para o Brasil, os produtores internacionais enviam azeite virgem com rótulo de extravirgem. Ele afirma que não há problema em consumir um azeite virgem, que é produzido com frutos mais maduros, e que chega por preço três vezes inferior ao das prateleiras, desde que o consumidor não seja enganado e saiba o que está levando para casa. Para Fernandes, o consumidor tem o direito de ser informado sobre o que está consumindo. Ele não pode ter a ideia de estar comprando um extra virgem e ali dentro ele estar consumindo um produto de segunda categoria que é o azeite virgem. “Então é necessário que ele se perceba dos aromas e sabores. Não pode haver defeitos nem no aroma, nem no sabor dessa forma ele vai estar consumindo um produto de alta gama, um super alimento, muito importante para a saúde do ser humano”, detalhou.
No Estado, hoje, são 130 produtores de azeite extravirgem. O Rio Grande do Sul possui 6 mil hectares de área plantada, sendo que 4 mil hectares já estão produtivos e a produção de azeite representa 80% no cenário nacional. O presidente do Ibraoliva destaca que há 1 milhão de hectares potenciais para o plantio de oliveiras e que o consumo de azeite importado no Brasil é de 100 milhões de litros, sendo que o azeite gaúcho representa 0,5% deste total. Ele celebra a safra recorde do ano passado que gerou um crescimento de 121%, subindo de 202 mil litros para 448 mil litros. Só no último ano, o azeite extravirgem brasileiro já recebeu 130 premiações.
A cerimônia de abertura da colheita, que ocorrerá no dia 9 de fevereiro, será um evento de importância educativa, com degustação para os visitantes, na sede da Biome Pampa, em Encruzilhada do Sul (RS). A propriedade anfitriã do evento possui um olival de 5 anos e meio de idade e já está na segunda safra. A programação inicia às 9h com estações técnicas e mostras de produtos da olivicultura e coloniais da região. Já a solenidade de abertura, com a presença de autoridades, ocorrerá às 10h30min. A 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva é realizada pelo Ibraoliva, Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Ministério da Agricultura. O patrocínio é de Banrisul, BRDE, Locare Locações para Eventos, Fast Tecnologia Industrial e Pieralisi Circular Thinking.
Fonte: AgroEffective