Política, economia e os fatores inflacionários na aviação agrícola

Política, economia e os fatores inflacionários na aviação agrícola

Desde o início de 2022 o SINDAG criou o IAVAG, que é o Índice de Inflação do setor Aeroagrícola do Brasil. Nele, diversos índices são utilizados para sua formação como o dólar e a inflação americana, que possui o peso de 40% no índice, por apresentar influência significativa nos custos das empresas, o INPC, com o peso de 20%, por ser utilizado na negociação coletiva com os sindicatos de funcionários das empresas e por ser utilizado com base para o aumento salarial e o combustível, que representa 20% o IAVAG, gerado pelo petróleo e neste caso o Heating Oil e o Ethanol.

É importante considerar ainda que a inflação é um termo da economia utilizado para designar o aumento geral dos preços na sociedade e que deve ser contemplado no aumento dos preços das empresas aeroagrícolas. Antes de continuarmos é importante salientar que o posicionamento é técnico e visa ampliar os cuidados nas empresas quanto a sua gestão financeira.

A política monetária de um país é determinante para a estabilidade econômica e assim o bom andamento dos negócio no País, por isso, abordaremos a seguir sobre a situação atual e como o índice do setor aeroagrícola pode ser impactado pelo que já foi apresentado pelo governo.

 

Política monetária

O tipo de política monetária que o Bacen (Banco Central do Brasil) vem aplicando no Brasil desde que a inflação subiu significativamente, é a contracionista. Esta ferramenta macroeconômica expande os juros do País para retirada de moeda em circulação com o intuito de segurar o aumento de preços (inflação). A taxa base de juros do País, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), aponta um indicador em 13,75% atualmente (janeiro/2023) e permanece estável desde sua última alteração de acordo com os resultados mensais do IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor). Essa atitude é necessária para segurar a inflação.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA de dezembro de 2022 acusou um índice de 0,62%. Com este resultado é provável que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) em conjunto com o Banco Central, continuem elevando os juros, mesmo que em percentuais menores, para os próximos meses. Em março de 2021, a inflação subiu em virtude dos combustíveis. Na época os transportes apresentaram uma elevação de preços, levando ao aumento de preços dos alimentos e como medida emergencial, o governo federal sancionou uma lei com mudanças em regras do ICMS sobre combustíveis, fixando no teto de 17% para os Estados. Quando ocorre essas movimentações a intervenção dos governos é fundamental.

Política Fiscal

Caso o governo atual adote uma Política Fiscal expansionista, com intuito de estímulo a demanda agregada na geração de empregos, renda, produtividade, as chances do déficit público aumentariam, pois o Estado gastaria capital em quantidades maiores do que arrecadaria. Em contrapartida uma Política Fiscal contracionista elevaria a arrecadação de impostos, tributos e contribuições e geraria superávit nas receitas públicas.

Conforme o Instituto Fiscal Independente do Senado (IFI), as propostas apresentadas pelo Ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, impulsionariam a arrecadação de impostos para geração de receita e a diminuição de dívidas públicas. Recentemente o Presidente anunciou que o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiará parte da obra do Gasoduto argentino com dinheiro público, contratando empresas brasileiras, o que torna uma questão um tanto quanto preocupante, já que a arrecadação de impostos deveria ser para reinvestir no Brasil como retorno pelos tributos. Esse tipo de atitude pode trazer instabilidade econômica, diminuindo a confiança de investidores internacionais no Brasil, elevando juros e o câmbio.

Reforma Tributária

Basicamente a reforma tributária consiste na restruturação da distribuição de impostos indiretos e diretos. O foco proposto pelos diversos ministros da fazenda que já passaram pelo governo tem o objetivo de tonar esta tributação mais igualitária entre os agentes econômicos, reduzindo também altas cargas destes tributos. Tanto a agricultura quanto a indústria entende que estas propostas são positivas, pois facilitarão na hora de aquisição de insumos para a produção, reduzindo a burocracia.

Esse é um ponto positivo para as empresas devido ao fato de que os principais geradores de empregos e produtividade na economia, aumentaria o fluxo produtivo, a demanda agregada e faria o fluxo interno de bens e serviços girarem mais, aquecendo a economia. Caso essa reforma aconteça, o IAVAG é impactado positivamente e diretamente.

Como essas medidas impactariam o índice de Inflação do Setor Aeroagrícola?

Como se sabe, no momento o Brasil vem passando por altos juros e a inflação na casa dos dois dígitos e como meio de combate, no governo passado as medidas adotadas vinham mostrando resultados positivos no combate a esses fatores, ao mesmo tempo em que obtiveram ganho no Produto Interno Bruto (PIB) 3,0%, redução do desemprego 8,7%, gerando deflação. A balança comercial apresentou resultados satisfatórios também para o país influenciando positivamente, conforme últimos indicadores do IAVAG, na redução do índice inflacionário agrícola, em 0,66%.

O propósito para os próximos 4 anos na gestão de Luiz Inacio Lula da Silva, pretendem estimular o crescimento econômico ainda mais (Política Monetária Expansionista), mesmo com inflação e juros altos, o que seria um desafio e tanto, pois se o governo injetar mais dinheiro no país, a inflação pode aumentar ainda mais, trazendo o risco de recessão, o que seria uma grande tragédia para o Brasil. A volta de impostos já realizados em janeiro de 2023 sobre os combustíveis, a restruturação de tributos para pagar a ultrapassagem do teto de gastos, os financiamentos externos de obras, o próprio furo do teto de gastos do governo, o acesso ao crédito restrito pelos juros elevados e com perspectivas de crescimento da inflação, requer um “jogo de cintura” na hora de tomar qualquer decisão na empresa, pois, os efeitos das decisões governamentais de políticas monetárias e fiscais, trazem impactos direto a inflação do setor aeroagrícola. Por este e diversos outros fatores o ano de 2023 pode apresentar um acumulado de 14% a 15% no índice de inflação do setor aeroagrícola, salvo mudanças na política monetária e movimentos internacionais como guerras e pandemias.

Cabe salientar ainda, que mesmo em meio as dificuldades o agro nacional cresce, sendo um setor com uma das maiores arrecadações de impostos do Brasil. O Brasil é o maior produtor de soja do mundo (EMBRAPA), o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café e um dos maiores exportadores de milho, responsável por 50% do mercado mundial desse grão e essas culturas são atendidas pelo setor aeroagrícola, que cresceu 50% nos últimos 10 anos. Neste período é importante buscar mais clientes, cuidar de perto dos custos da empresa, buscando estabilizar as contas em cada mês.

Para aquele que tem interesse de aprofundar, convidamos para visitar o site do SINDAG.ORG.BR no menu aeroagrícola> IAVAG.

 

Fonte: SINDAG