Gedeão Pereira cumpre primeira parte de agenda no sudeste asiático
Na condição de vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o presidente da Farsul, Gedeão Pereira cumpriu extensa agenda de três dias em Manila, capital das Filipinas. Essa foi a primeira parada da missão de prospecção do Ministério das Relações Exteriores e da Apex-Brasil a países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
No domingo (18), os integrantes da missão, que tem também a diretora de RI da CNA, Sueme Mori, participaram de uma reunião preparatória com a equipe da Embaixada do Brasil nas Filipinas, onde receberam um panorama geral do país com dados geopolíticos e econômicos.
Na segunda (19), pela manhã, o grupo assistiu a um seminário com apresentações sobre economia e comércio internacional com o Banco Mundial das Filipinas, Câmara de Comércio e Indústria e Autoridade Nacional de Economia e Desenvolvimento (NEDA, em inglês).
À tarde, a agenda ficou por conta de reuniões setoriais, em que as empresas que acompanham a missão discutiram os desafios para exportação nas cadeias de carne, café, cana-de-açúcar e etanol, pulses e confeitos (chocolate, amendoim e balas).
Eles também participaram de reuniões com o Ministério do Comércio e da Indústria sobre importação, e com o Food and Drug Administration (FDA), entidade que administra os setores de alimentos e medicamentos, onde discutiram as diferenças de procedimentos e critérios para entrada de produtos no país.
Na terça (20), o grupo visitou um supermercado para ver como é a apresentação dos produtos nas gôndolas dos estabelecimentos no país.
Gedeão Pereira apontou as Filipinas como um país de boas oportunidades para o agronegócio brasileiro.
“É um país superpopuloso, tem uma economia liberal e, na pós-pandemia, tem crescido por volta de 7% ao ano. Com isso está se formando uma classe média que pode aumentar a demanda por gêneros alimentícios”, disse.
O grupo segue agora para Jacarta, na Indonésia, onde ficará por dois dias. Depois irá para Singapura e encerra a missão no dia 30 com agendas em Kuala Lumpur, na Malásia.
Assessoria de Comunicação CNA