Diversificação, remineralizadores e ecofisiologia são os temas desta quarta-feira em Santa Maria

Diversificação, remineralizadores e ecofisiologia são os temas desta quarta-feira em Santa Maria

Começou nesta terça-feira (26), em Santa Maria, O XII Congresso do Arroz Irrigado. A promoção é da Sociedade Sulbrasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e da Universidade Federal de Santa Maria, com o apoio da Embrapa, Ufrgs, Irga e Epagri e com o patrocíno da FMC, Corteva, Basf, UPL e Crop Chem. 

Todas as atividades são concentradas no Morotin Park Hotel, que recebeu a participação de 500 pessoas na noite de abertura, as quais assistiram a palestra do economista Antônio da Luz. Ele falou dos custos de produção e do mercado de arroz. A solenidade teve a participação do presidente da Sosbai, professor Ivan Dressler, do professor Leandro Souza da Silva, coordenador do congresso e do reitor da Universidade de Santa Maria, professor Luciano Schuch. 

Nesta quarta-feira (27), a partir das 8h30, acontece o painel que tratará sobre a diversificação de culturas em ambientes de terras baixas e os seus impactos na lavoura de arroz irrigado, no qual o professor Enio Marchesan é o palestrante principal. No segundo painel, ainda pela manhã, o tema será uso de remineralizadores.

À tarde, será falado sobre a ecofisiologia de plantas daninhas em sistemas de produção de arroz irrigado e será promovida oficina dos patrocinadores e a apresentação de pôsteres no Espaço Morotin

O segundo dos quatro dias de congresso será fechado com uma assembleia da SOSBAI.