Porteira Adentro faz balanço da safra e premia eficiência
A Consultoria Porteira Adentro promoveu, entre os dias 8 e 9 de junho, o seu 12º Encontro anual, em Pelotas. Foi no Clube Campestre, onde 200 convidados – a maioria clientes - acompanharam os resultados da safra 2021-2022 das lavouras de arroz, soja e milho atendidas pela consultoria no Rio Grande do Sul e no Uruguai.
As entrevistas e matéria em vídeo estão abaixo do texto
Além da conotação técnica e da confraternização, que esse ano contou com um show do artista nativista Luiz Marenco, os encontros da Porteira Adentro também têm um apelo social. Para edição realizada esta semana, os participantes levaram roupas e cobertores para campanha do agasalho.
Os objetivos são os mesmos da edição anterior, quando foram arrecadados valores, repassados depois a entidades e escolas que trabalham com nichos carentes da população. “Sim, nós podemos falar de negócios e também fazer a nossa parte para ajudar aqueles que mais precisam”, disse Raquel Muñoz, diretora social do grupo Porteira Adentro ao comemorar a boa quantidade de material doado pelos convidados, este ano.
O evento teve duas palestras especiais. Na quarta-feira (8) foi a de Paulo Herrmann, ex- CEO da John Deere, que falou da representatividade do agronegócio brasileiro no mundo e compartilhou seus conceitos formados ao longo da sua carreira ligada ao setor.
Já a deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina participou remotamente do encontro na quinta-feira (9). Ela fez uma prestação de contas da sua gestão no comando do Mapa e respondeu a questionamentos dos participantes do encontro.
No momento “Abrindo a Porteira”, quando experiências são divididas com o grupo, foram apresentadas as técnicas utilizadas na implantação e manejo do bem sucedido cultivo de milho pela Agropecuária Canoa Mirim, de Santa Vitória do Palmar. O seu diretor, o agrônomo Márcio da Silveira foi o responsável pelo painel.
Já o casal Rafael Rockemback e Karla de Ávila, de Bagé, mostrou os resultados das suas lavouras na campanha gaúcha com a adubação biológica implantadas por eles.
Ao final do primeiro dia de evento, houve um momento de premiações, que objetiva valorizar os empreendimentos de maior eficiência produtiva de arroz, soja e milho assistidos pela consultoria. Também houve a entrega das premiações do “Projeto 300”, que soma as produtividades de arroz e soja e do “Troféu Visionário”.
“Não se trata de uma competição, mas sim dum impulso para que todos sejamos mais eficientes”, disse em entrevista ao Conexão Rural o produtor Celso Bartz, da Granja Cariola, de Camaquã. Ele e a irmã Rosane receberam nesta edição o troféu “Vagem de Ouro” ao obterem uma média final de 79 sacos de soja por hectare cultivado.
Reflexões para recomeçar
A Porteira Adentro é um grupo nascido em Pelotas e que hoje possui técnicos em todas as suas regiões de atuação, os quais oferecem um acompanhamento permanente na implantação, no desenvolvimento e nas colheitas das lavouras dos seus clientes.
“Foram dois ótimos dias, muito proveitosos, com duzentos produtores de grande nível, com os quais compartilhamos conhecimentos, avaliamos e comemoramos os resultados dessa última safra. E essa energia estimula a todos nós a nos preparar e dar o melhor neste próximo ciclo, que começa em breve”, disse o diretor da Porteira Adentro, Eduardo Muñoz.
Clique aqui para ver as fotos do evento
Os campeões de eficiência Porteira Adentro
ARROZ
“Troféu Pá de Bronze”
Estância Santa Tereza & La Tala (Fabiano Machado e Eunice Rotta)
Santa Vitória do Palmar - RS
235 Sc/ha
“Troféu Pá de Prata”
Granja Rafael Rockenbach de Ávila (Rafael Rockenback de Ávila)
Dom Pedrito - RS
“Troféu Pá de Ouro”
Estância da Formosa
São Gabriel – RS (João Francisco e Luiz Guilherme Giuliane)
SOJA
“Troféu Vagem de Bronze”
Estância Santa Maria (Gabriel Fernandes)
Pedras Altas – RS
Estância Capororóca (Eduardo Burk)
Pedro Osório - RS
Granja Chaves & Capão Redondo (Carlos Alberto Iribarren Jr.)
Capão do Leão - RS
Granja Bartz (João Rodolfo Bartz)
Camaquã – RS
“Troféu Vagem de Prata”
Granja Palomy (equipe recebeu)
Santa Vitória do Palmar-RS
“Troféu Vagem de Ouro”
Granja Cariola (Celso e Rosane Bartz)
Camaquã-RS
MILHO
“Troféu Espiga de Bronze”
Granja Umbu (André Justus)
Camaquã - RS
“Troféu Espiga de Prata”
Fazenda Nova (Cristiano Souza)
Camaquã - RS
“Troféu Espiga de Ouro”
Estância Massaroca (Rafael Rockenback)
Bagé – RS
“TROFÉU VISIONÁRIO”
Gabriel Mello Souza Fernandes - Estância Santa Maria
Pioneirismo na Irrigação
PROJETO 300
Carlos Alberto Prestes Iribarrem Junior,
Média final de 305sc/ha na soma das culturas de
Arroz Irrigado & Soja.
Estância da Formosa
Média final de 300sc/ha na soma das culturas de Arroz
Irrigado & Soja
Por Alex Soares