ExpoCamaquã 2022 – Público, unidade e engajamento

ExpoCamaquã 2022 – Público, unidade e engajamento

Mais do que atingir as metas propostas, a ExpoCamaquã 2022 as superou. Foram oito dias de uma intensa programação, que atraiu distintos nichos de público.

O número de expositores dá uma ideia do engajamento da comunidade regional: foram 120 entre empresas dos ramos Industrial, comercial, criadores de animais e produtores da agricultura familiar.

O evento, aberto com um movimentado remate de terneiros no sábado (7), o qual comercializou R$ 1,4 milhão, teve prosseguimento na segunda-feira (9) com um seminário híbrido que reuniu especialistas do setor arrozeiro.

Com transmissão ao vivo pelo canal do Conexão Rural no You Tube e pela página da internet do Sindicato Rural de Camaquã, o seminário e os demais encontros técnicos que ocorreram durante a semana tiveram uma expressiva audiência entre o presencial e digital. Como as transmissões ficam disponíveis na internet, as visualizações do público que acessou as lives aumentaram ao menos três vezes nos dias seguintes.

“Os resultados para os quais nos propusemos foram atingidos plenamente”, comentou o presidente do Sindicato Rural, Paulo César Griebeler na noite de domingo (15), ao final da Exposição. Ele se refere ao fato de a feira ter atingido os interesses dos patrocinadores, dos expositores e do público, com a sua concepção tendo o olhar para diversidade. 

E foi a unidade que tornou isso possível, com cada as entidades, instituições e empresas se esforçando para oferecer o melhor ao evento. Um exemplo foi a Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), que montou no centro do parque Dorval Ribeiro a Arena de Inovação, espaço onde se falou de presente, de futuro, de tecnologia e se apresentou novidades, ideias e trabalhos que facilitam o cotidiano em geral.

“A nossa aposta deu certo, pois chamou muita atenção do público, que conheceu mais sobre os empreendedores da tecnologia”, comemorou a presidente da Acic, Paola Longaray Fonseca, que na quarta-feira (12) mediou um bate-papo digital voltado à mulheres do agronegócio.

Já o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (N.C.C.C.C) promoveu o Redomão Camaquã, com a participação de dezenas de conjuntos da região e de fora. O Sesc, responsável pela parte cultural, também ofereceu um espaço para as crianças com a montagem de um mini-parque.

Público

O Sindilojas realizou o III Fórum de Desenvolvimento e Inovação e a Emater organizou a 4ª Mostra da Agricultura Familiar.  Uma exposição de carros antigos também chamou a atenção do público na sexta (13) e no sábado (14). Com o tempo ruim do domingo (15) o movimento no parque foi menor, mas o cálculo é de que tenham ingressado na ExpoCamaquã durante a semana mais de 5 mil pessoas.  

O Senar-RStambém ministrou cursos de culinária à base de arroz, além de organizar um painel na terça-feira (10) sobre irrigação e Ambiente.

A ExpoCamaquã também teve forte envolvimento e repercussão nos meios de comunicação da região. Programas de rádio, como o Conexão Rural, com grande audiência entre os produtores rurais do estado e transmitido pela Rádio Acústica, foi realizado ao vivo do parque, no sábado (14). Toda a programação da Acústica foi feita sábado e domingo direto do local do evento.

Nas redes sociais, a feira também reverberou forte, com os participante e visitantes postando imagens e vídeos na ExpoCamaquã.

Parceiros

Promovida pelo Sindicato Rural de Camaquã (SRC), a ExpoCamaquã teve a coorganização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (N.C.C.C.C), com o apoio da Prefeitura de Camaquã; da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic); Sindilojas-Fecomércio RS; Emater-RS; Irga e Roxo Centro de Compras. O patrocínio foi do Sicredi; Banrisul; Bradesco; Senar-RS; Camil e Osirnet.

Por Alex Soares