Atenção criadores: a data de declaração do rebanho mudou

Atenção criadores: a data de declaração do rebanho mudou

A Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul em 2022 deverá ser feita entre os meses de junho e outubro. O período normal dos registros é de janeiro a maio, mas devido a necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital esse prazo foi alterado.

A fase agora é de desenvolvimento do formulário que, segundo o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria Estadual da Agricultura, Francisco Lopes, será mais completo.

"Agora, com a necessidade de informações mais detalhadas, o formulário deverá contemplar uma gama maior de dados e, ao mesmo tempo, ser de fácil entendimento e preenchimento pelo produtor rural.", informa Lopes (foto).

Até o final do mês de abril, técnicos dos departamentos de epidemiologia e educação sanitária estarão reunidos com representes das regionais da secretaria, para definir quais os campos que deverão constar no formulário. “Essa troca de ideias com quem está no interior e conhece o dia a dia do produtor será fundamental para a elaboração de um formulário mais amigável possível”, explica Lopes.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, destaca que as informações mais completas são um diferencial importante após a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, obtida pelo Rio Grande do Sul em 2021.

 “É preciso que o produtor fique atento ao prazo diferenciado este ano e se prepare para a inovação tecnológica que está sendo desenvolvida, permitindo que a declaração seja feita on-line, com mais praticidade e segurança".

(Por Thais D'Ávila)