Estiagem: mais de 81 mil acionamentos ao seguro rural

Estiagem: mais de 81 mil acionamentos ao seguro rural

Somada as 42.541 apólices de seguro rural e 38.906 comunicados de perdas do Proagro já são os 81 mil os acionamentos até o dia 20 de janeiro por causa da seca na atual safra.Os dados são das companhias seguradoras habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Mapa e do Banco Central do Brasil, autarquia responsável pelo Proagro.

O valor segurado em análise passa de R$ 5 bilhões em indenizações, sendo os estados do PR, RS, MS, SC e SP os mais afetados nas culturas de milho e soja, de aordo com o Ministério da Agricultura.

A seca ainda não cessou seus efeitos e as lavouras estão em período de colheita, o que deve alterar esses números no próximo levantamento ao final de fevereiro.

As lavouras de soja lideram os encaminhamentos com quase 37 mil acionamentos ao Seguro Rural, o equivalente a 32% das apólices sinistradas e 1,7 milhão de hectares a serem  vistoriados pelas seguradoras.

RS lidera no milho segurado 

Para isso, virá campo um time de 1178 peritos, cuja atividade vem sendo incentivada pelo Mapa – mais do que o dobro do que era no final de 2019.

Já no Proagro o destaque são as lavouras de milho, com 26 mil comunicados de perdas (68,7%). Os produtores gaúchos lideram essa lista, com mais da metade das perdas – são 20.719 operações.

No seguro rural, as companhias seguradoras habilitadas são quem realizam o pagamento das indenizações. Já no Proagro, a União é que arca com o pagamento, após  

o produtor aderir ao seguro na hora de contratar o crédito rural de custeio do Pronaf.

Mesmo que ainda não seja a abrangência ideal, as áreas agrícolas seguradas têm aumentando. Na soja, Paraná e Rio Grande do Sul, com 2,5 milhões de hectares segurados cada, são os estados que mais se contratam o seguro. Isso signica que quase a metade (40%) das áreas de soja desses dois estados do Sul estão protegidas pelo PSR.

Já no milho, o RS lidera o ranking brasileiro dos estados que mais tem área segurada: 55%.

A proporção de cobertura do seguro varia de acordo com o porte do produtor. Os enquadrados no Pronaf, obrigados a contratar o seguro na hora de contratar o financiamento, têm 100% de contratação.

Os produtores do Pronamp, formado pelos médios, tiveram entre 79% e 95% das operações com cobertura de seguro ou Proagro. Já entre os produtores de média para grandes propriedades o índice de adesão cai para entre 40% e 60%.

______

Editado por Conexão Rural com informações do Mapa