Arrozeiros avançam no plano de aquisição da CESA Camaquã

Arrozeiros avançam no plano de aquisição da CESA Camaquã

Com a presença de 66 produtores, reunião promovida pela Associação dos Arrozeiros de Camaquã (AAC) foi um importante passo para compra da unidade 1 da Cesa local.

No encontro, na sede do Sindicato Rural de Camaquã, foram explicados os aspectos técnicos e jurídicos da cessão de uso da estrutura da Cesa, cujo contrato foi assinado pela AAC na semana passada.

Além disso, foram apresentadas as propostas de cotização para a aquisição definitiva da sede e para criação de uma cooperativa para operacionalizar os armazéns da companhia, a qual o governo estadual decidiu extinguir. 

“Ficou 70% resolvido. Não atingimos ainda o total de cotas que precisamos para compra, mas vamos atrás a partir desta quarta-feira mesmo”, disse ao Conexão Rural o presidente da AAC, Volzear Longaray Jr.

A reunião também serviu para dar o start inicial da cooperativa que deverá ser formada entre os produtores, já que mais de 30 deles demonstraram interesse em aderir. Para formar uma cooperativa, é necessário ao menos 20 associados.

A unidade 1 da Cesa Camaquã está numa área de 5,6 hectares e possui uma capacidade estática para 650 mil sacos. Na safra passada o número de produtores atendidos ultrapassou a 180.