Associação dos Arrozeiros assina contrato de uso da Cesa

Associação dos Arrozeiros assina contrato de uso da Cesa

Por Alex Soares

Após dois anos de uma intrincada negociação, enfim a Associações dos Arrozeiros de Camaquã (AAC) e a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) chegaram a um acordo sobre o uso das instalações da estrutura local.   

Assista abaixo do texto a entrevista do presidente da AAC 

Na manhã desta segunda-feira, foi assinado em Porto Alegre um Termo de Cessão de Uso pelo presidente da associação, Volzear Longaray Jr. e pelo presidente da Cesa, João Fischer.

O documento, elaborado a partir de um pregão virtual do Banrisul, dá à AAC o direito da utilização do espaço até a venda da unidade. A contrapartida é a transferência dos custos de manutenção e de operação para a AAC, que também assumiu o compromisso de repassar um aluguel mensal no valor de R$ 50 mil ao Estado.

“Esse contrato nos permite fazer uma transição até estarmos aptos a adquirir definitivamente essa unidade, o que vai significar autonomia e tranquilidade para os nossos produtores comercializar as suas safras”, disse no Conexão Rural do último sábado (8) o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã.

A compra, segundo Volzear já está sendo articulada junto a instituições financeiras de fomento. O valor da unidade, localizada no Bairro Viegas foi fixado no segundo edital do leilão em R$ 12 milhões. Caso haja mais um leilão esse valor tende a cair em 10%. Os valores pagos pelo aluguel neste período serão abatidos.

Volzear Jr. também antecipou que uma reunião entre os associados será convocada para os próximos dias para se debater a criação de uma cooperativa de produtores para cotizar o uso.

Mesmo Time

O produtor e dirigente também falou que não haverá mudanças no quadro de pessoal, permanecendo, inclusive, o atual gerente da unidade – o servidor estadual João Francisco Souza Aguiar, que mesmo aposentado continua atuando na companhia.  

A Cesa possui duas unidades em Camaquã. A maior e mais antiga é a unidade 1, cuja área é de 5,6 hectares e possui uma capacidade estática para 650 mil sacos.A unidade 2 tem capacidade para mais 450 mil.

Nesta segunda-feira, faltando pouco mais de um mês para começar uma nova colheita de arroz, estavam armazenados na unidade 180 mil sacos de arroz.