Projeto de barramento do Arroio Sutil tem recursos liberados para estudos

Projeto de barramento do Arroio Sutil tem recursos liberados para estudos

Uma ótima notícia vinda de Brasília para fechar 2021. O Ministério do Desenvolvimento Regional acaba de empenhar e assinar, agora às 12h30min, a primeira parte dos recursos para a realização dos estudos de viabilidade técnica das obras do Arroio Sutil. O Termo de Execução Descentralizada (TED) 71/2021 reservará R$ 712.410,00 para as despesas dos "Estudos para aproveitamento dos recursos hídricos da bacia do Arroio Sutil para fins de irrigação".

Os estudos ficarão a cargo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

A informação foi dada ao Conexão Rural pelo deputado estadual Marcus Vinicius de Almeida (PP), que em novembro passado havia remetido ao ministro Rogério Simonetti Marinho (Desenvolvimento Regional) ofício com o carimbo do seu gabinete solicitando o estudo.

O documento também teve as assinaturas do senador Luis Carlos Heinze (PP), do presidente da Federarroz, Alexandre Velho, do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, do presidente Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) Celso Bartz, do presidente da associação dos Arrozeiros de Camaquã, Volzear Longaray Junior e do presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Paulo César Griebeler. 

Em Brasília, o encaminhamento do tema teve o acompanhamento do deputado federal Jerônimo Goergen (PP). 

A obra é um pleito antigo e latente dos produtores da região, já que o barramento das águas do Arroio Sutil, localizado no município de Dom Feliciano, aumentará a oferta de água para irrigação da agricultura de Camaquã e de municípios da região. Além disso, existe a possibilidade de uma mini usina hidrelétrica ser construída utilizando essa mesma oferta hídrica.  

Por Alex Soares