Veja como foi a entrega do Troféu Melhores do Campo 2021 em textos, fotos e vídeos

Veja como foi a entrega do Troféu Melhores do Campo 2021 em textos, fotos e vídeos

O Conexão Rural realizou na noite do dia 9 de dezembro a solenidade de entrega do Troféu Melhores do Campo-Mãos que Semeiam 2021. Em sua 7ª edição, a premiação fez um reconhecimento público aos produtores rurais, profissionais da área técnica e lideranças que se destacam no setor. Este ano foram 17 homenageados nas 16 categorias estabelecidas pelos organizadores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A SALA DE FOTOS DO EVENTO

CLIQUE AQUI E CONFIRA A SALA DE VÍDEOS DO EVENTO 

O evento deste ano voltou a ser realizado no Sindicato Rural de Camaquã, já que em função da pandemia a edição de 2020 tinha sido adiada e, posteriormente, promovida em Capão do Leão, na 32ª, Abertura da Colheita do Arroz, em fevereiro.

Para esta edição foi adicionado um novo troféu, concedido aos gaúchos e gaúchas cuja atuação é projetada para fora dos limites  do Estado. O primeiro vencedor do prêmio é o presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), Gedeão Pereira. O anúncio do nome foi feito de surpresa. "Me emocionaste, Alex Soares. Por essa, eu realmente não esperava", disse o dirigente ao receber o troféu.   

Entre os presentes no jantar, que teve show pocket do músico Helmo de Freitas, o Carijó, estiveram lideranças do setor, presidentes de sindicatos rurais e demais entidades, além de deputados e vereadores.   

O Troféu Melhores do Campo-Mãos que Semeiam deste ano teve o patrocínio da Fortral, Rancho King, Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Afubra, Sicredi e Farsul, com o apoio da AUD, Agtec, Servi Uniasselv, Farmácias Portão, Febrac, Sindicato Rural de Camaquã e Camaquanet. 

Neste sábado (25) o programa Conexão Rural irá reproduzir a entrega do Troféu, a partir das 7h da manhã, na Rádio Acústica. 

Quem são e o que disseram os vencedores 2021:

Gedeão Silveira Pereira (Presidente da Farsul)

Troféu "Orgulho Gaúcho"

"O Brasil do mundo rural começou de 1997 para cá. Nós (produtores) somos um fenômeno pouco registrado, mas que a história ainda vai reconhecer pela nossa capacidade de produzir comida para o mundo. E tu, Alex, tens buscado a cada ano reconhecer isso com esse troféu, trazendo quem se destaca nos mais diversos rincões. Da minha parte, eu só posso dizer que saio daqui, nesta noite, maior do que cheguei, pois esse ano foi especial, ano em que me reelegeram na Farsul e em que fui eleito como vice-presidente da CNA. E isso aumentou e aumenta muito a nossa responsabilidade de fazer o melhor"

 

Cláudio Rocha (Diretor-Técnico do Senar-RS)

Troféu "Transformar"

"Ter entrado na Farsul, lá em 1997, e estar lá hoje desenvolvendo ações junto ao Senar foi algo que realmente mudou a minha vida. No dia em que me surpreendestes com esse prêmio e o título deste prêmio, vi que tudo se encaixava. Foi na Farsul, que entre outras coisas, conheci o amor da minha vida, e foi ela que me deu a coisa mais importante que deixo para o mundo: um filho consciente, cidadão e que certamente fará transformação em muita gente. Estou muito honrado, emocionado e até nervoso. E encerro apenas dizendo que hoje é mais um dos dias felizes da minha vida".

 

Marco Antônio Dornelles (vice-presidente da Afubra)

Categoria Engenheiro Agrônomo

“Estou imensamente agradecido por receber esse troféu. E lembro que comecei meu trabalho numa instituição de pequenos agricultores de tabaco, fundada lá em 1955. E eu sou muito agradecido por fazer parte desta equipe, dessa história. Iniciei o meu trabalho em 1989, desenvolvendo a diversificação das propriedades dos associados. Em 2001, tivemos a primeira edição da Expoagro Afubra, essa feira que possibilitou mostrar aos nossos produtores a tecnologia e os resultados da pesquisa. E uma coisa que aprendi neste tempo é que só fizemos algo grandioso com parcerias. E eu agradeço muito aos parceiros”

 

Luís Diego Bittencourt Cardozo (autônomo)

Categoria Médico Veterinário

“Quero agradecer muito a Deus por aqui estarmos, porque neste período de pandemia, perdemos alguém que conhecíamos.

Agradecer os meus pais, que sempre me mantiveram firme nos estudos, e a minha avó, patrocinadora das minhas criações desde a infância; e muito grato à minha esposa Daniela, que me deu a Laura.

Quero agradecer a este reconhecimento, e aos meus clientes, novos e antigos, pela valorização”

 

Kenned Leite Miranda (Servidor estadual)

Categoria Técnico Agrícola

“Só tenho a agradecer por este reconhecimento teu, Alex, e do Conexão Rural. À minha esposa e ao meu filho; aos meus colegas que sempre estão nos dando força”

 

 

 

 

Delfino Barbosa Beck (Empresário rural)

Categoria Pecuarista

  “Camaquã é um lugar muito abençoado, uma terra que recebe todos de braços abertos. Eu mesmo tenho uma história que mostra isso: estava na agência local do Banco do Rio Grande e precisava dum fiador para compra de uns bubalinos que tínhamos comprado na feira de Esteio. Como não conhecíamos ninguém aqui ainda, ficou difícil. Eis que em meio a conversa um senhor levantou a mão e disse que assinava para mim. Era o Alcides Machado, pai do nosso ex-secretário João Carlos Machado e avô do nosso presidente do Irga, Rodrigo. Essa é Camaquã. E aqui trabalhamos muito, produzimos, fomos e somos muito felizes”

 

Adolfo Westphal e Mário Westphal (produtores rurais)

Categoria Produtor de Grãos

  “Quero agradecer primeiramente a Deus, por estarmos aqui, depois deste período tão difícil de pandemia, pois com tudo isso conseguimos trabalhar, plantar e colher.

À minha esposa, à minha família, ao meu irmão (Mário), ao Alex pelo trabalho que desenvolve para o setor”. Obrigado! (Adolfo)

“Só tenho a agradecer muito por este reconhecimento” (Mário)

 

Márcia Roselaine Hartwig Bugs (Agricultora)

Categoria Agricultora Familiar

“É muito gratificante esse reconhecimento. Agradeço muito ao pessoal do Sicredi, da Afubra, da Emater e do Sebrae que estiveram juntos nessa minha caminhada. E ofereço esse prêmio aos meus pais, que começaram tudo”

 

 

 

 

Rodrigo Ramos Rizzo (Consultor)

Categoria Parceiro do Agro

“O meu muito obrigado a todos que me lideraram, gestores e empreendedores, aos presidentes de empresas, aos secretários de Estado com quem trabalhei. São mais de três décadas atuando no agro. Nesse período muitos momentos de dificuldades, que foram superados, mas de muitas alegrias também”.

 

 

 

Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS

Categoria Entidade de Classe do Ano

“A Fecoagro nos últimos anos trocou o seu enfoque e estamos buscando cada vez mais oferecer ferramentas que facilitem a vida e o trabalho dos nossos associados”. Estamos muito honrados com esse reconhecimento” (Paulo Pires, presidente da Fecoagro)

 

 

 

Tereza Cristina Correa da Costa Dias (Ministra da Agricultura)

Categoria Mulher Rural

“Estou muito feliz com o reconhecimento do Conexão Rural, este canal que tão bem informa os nossos produtores, tão ativo, tão atuante. Esse prêmio nos traz mais responsabilidade. Contem comigo sempre (Tereza Cristina em mensagem gravada).

Recebeu pela ministra a diretora e ex-presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Maria Tereza Scherer Mendes.

 

 

Thomaz Allan Pires Bartz (produtor rural)

Categoria Revelação Rural - Troféu Luiz André Tavares Barreto

  “Obrigado a todos por esse reconhecimento, em especial à minha esposa e aos meus filhos que me dão força diariamente, à minha mãe que se preocupa e aconselha  e claro, não poderia deixar de faltar o muito obrigado ao meu pai, meu parceiro que lá atrás me ensinou eu a dar os meus primeiros passos e hoje continuamos juntos”

 

 

Ricardo Barbosa Alfonsin (advogado)

Categoria Orgulho Regional - Troféu Antônio Carlos Vargas Longaray

  “Receber esse troféu Antônio Longaray, um amigo de longuíssima data, e das mãos do querido Paulinho Fonseca, esse outro amigo de grande trajetória, é motivo de muita alegria. E receber na terra onde comecei tudo, estudando e trabalhando no escritório do Oly Corleta tem um peso emocional forte. É muito bom recordar tudo isso”.    

 

 

 

Luis Antônio Franciscatto Covatti (Deputado Federal)

Categoria Ação Pública – Troféu Jorge Portanova Mendes Ribeiro Filho

“Dentro da vida pública se os bons não ocuparem os espaços, os maus os ocupam. Com 31 anos assumi a Secretaria Estadual da Agricultura e a primeira coisa que fiz foi me espelhar em pessoas que hoje, inclusive, estão sendo aqui homenageados. E deu certo. Foi com essa força que conseguimos enfrentar enchentes, depois a seca, o gafanhoto e a pandemia. É com muita alegria que estou recebendo esse prêmio”.

 

 

Domingos Antônio Velho Lopes

Categoria Atitude - Troféu Breno Pinheiro Prates

  “Me criei no meio do arroz, vivo a lavoura de arroz e receber um troféu com o nome do Breno, um ícone do setor, das mãos da sua filha Carla, é uma satisfação gigantesca. A minha atual função na Farsul nasce de um sentimento de indignação com um grupo que tomou o poder, num passado recente, e começou a ditar o que o produtor rural deveria fazer e não fazer, que éramos isso e que éramos aquilo. E nessa reflexão optei pela liberdade, minha e dos meus filhos”, pois no dia em que eu não mais estiver aqui quero que eles digam: valeu a pena ser filho dele”

 

 

Nei César Mânica

Categoria  Líder Rural - Troféu Carlos Rivacci Sperotto 

“Eu já recebi muitas homenagens na nossa caminhada, mas confesso que poucas vezes me emocionaram como a de hoje. Primeiro por ver os nossos colegas produtores homenageados, ver a história deles. E receber um troféu com o nome do nosso eterno líder Carlos Rivaci Sperotto e das mãos de outra grande liderança, que é o Gedeão, nos deixa muito envaidecido. Saio daqui hoje, com toda certeza, bem maior do que cheguei”.