Preços menores e explosão dos custos - Confira a avaliação de 2021 do Departamento Econômico da Farsul

Preços menores e explosão dos custos - Confira a avaliação de 2021 do Departamento Econômico da Farsul

No balanço de final de ano da Farsul, o economista-Chefe, Antônio da Luz, apontou um aumento de 4,4% na área plantada na safra 2021.

"Os grãos que tiveram desempenho superior foram justamente os de inverno, ocupando não novas áreas, mas aquelas já consolidadas no verão e que não são plenamente aproveitadas por não termos uma produção voltada para mercado", avaliou.

O resultado foi um aumento da produção não apenas pela ampliação da área, mas por se tratar de uma comparação com um período anterior com registro de seca.

Para 2022, a projeção é de um aumento de 3,1% na área plantada, também para as culturas de inverno e um crescimento de 1,8% na produção. Atingindo um valor bruto da produção de R$ 77,11 bi.


"Não deveríamos estar nos preocupando do pais ser um emergente e não crescer como um? Estamos empobrecendo cada vez mais em relação ao mundo. A comida cara porque temos uma renda per capta baixa. Para recuperar o ponto onde o mundo estava na pré-pandemia, vamos levar 9,2 anos, quase uma década. O Brasil está ficando para trás", avaliou.

 

O economista também aproveitou para fazer a comparação entre os preços aos consumidores e produtores. Primeiro. Ele lembrou que não foram apenas os produtos do agro que tiveram elevação.

"Outros produtos cresceram, não vivemos um inflação de alimentos, mas uma inflação", destacou. Ele usou como exemplo o arroz que teve uma alta de 32% para o consumidor ao longo do ano, enquanto que, para o produtor, houve queda de 31%.?

Luz aponta margens espremidas em razão da alta dos custos de produção.

"Ano passado foi maravilhoso em questão de preço, subiram mais que os custos. Avisamos que era necessário cuidado, que era um ponto fora da curva. Neste ano passamos a ter uma situação completamente diferente, preços mais baixos e custos maiores", analisou.

A projeção da Assessoria Econômica da Farsul é que o PIB brasileiro cresça 4,26% em 2021 e 0,31% em 2022. Abaixo do rio Grande do Sul que deve atingir 9,49% em 2021 e 0,58% em 2022, conforme o levantamento.

Foto: Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul