Senar-RS auxilia na redução dos casos de deriva
Em 2021, o Senar-RS realizou 3.915 eventos nas áreas de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Programas Especiais, além de 21 lives, superando 44 mil visualizações. Já o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendeu 4.296 produtores. A meta para 2022 é que o número de beneficiados dentro dos segmentos de Agricultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, Olericultura, Ovinocultura e Suinocultura, supere 15 mil produtores.
O Programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS atuou em 2021 em 58 projetos, maior carteira de projetos desde sua criação, beneficiando 4.200 produtores e empresas rurais em todo o Rio Grande do Sul. Nas ações desenvolvidas, destacam-se aquelas relacionadas à tecnologia, gestão e mercado, com o objetivo de promover a estruturação e organização dos principais segmentos produtivos do estado, criar um ambiente de maior competitividade e gerar agregação de valor aos produtos.
Na coletiva de final de ano do Sistema farsul, o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, destacou os resultados obtidos pelo programa Deriva Zero. Ele ressaltou que nos últimos três anos, período da atual gestão, grande parte aconteceu durante a pandemia.
"Tivemos a capacidade de treinar mais de dez mil pessoas em defensivos agrícolas. Particularmente nos 24 municípios que estavam inicialmente nas novas normas do Governo do Estado. Depois de três anos de trabalho e muita crença de que com o processo educacional e capacitação é capaz de se reverter em resultados já temos diversas notícias, inclusive do próprio governo dando conta das reduções expressivas nos casos de deriva. Portanto, há de se crer que o trabalho feito pelo Senar-RS comprova que o produtor gaúcho está cada vez mais preparado para responder aos anseios da sociedade", disse Eduardo Condorelli.