Lançada a 32ª Abertura da Colheita do Arroz

Lançada a 32ª Abertura da Colheita do Arroz

A edição 2022 do evento que abre oficialmente a colheita do arroz do Estado foi lançada nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre. Com o tema “A produção de Alimentos no pós-pandemia - Novos patamares, novos desafios”, a feira promovida pela Federarroz terá duração de três dias - 16, 17 e 18 de fevereiro – e será realizada novamente na Estação Experimental da Embrapa, em Capão do Leão.

Ver as entrevistas e matéria em vídeo abaixo do texto

A solenidade de lançamento foi precedida por uma coletiva de imprensa na qual o presidente da Federarroz, Alexandre Velho repassou detalhes do evento, informações conjunturais da cultura e projetou possíveis cenários para safra 2021-2022.

Essa foi a primeira vez que a Farsul sediou o lançamento do evento anual da Federarroz. Na sua fala, o presidente Gedeão Pereira reforçou a importância da proximidade das entidades do setor e também se mostrou preocupado com o aumento dos custos da produção primária– sobretudo no que se refere ao impacto que isso possa causar na safra 2022-2023. Num breve balanço dos últimos dois anos, ele mostrou orgulho de ver o peso que o agronegócio nacional adquiriu nos últimos anos.  

Já o coordenador da Comissão de Arroz da entidade, Francisco Schardong também destacou a tradicional parceria com a entidade arrozeira e mesmo com as dificuldades do momento se mostrou esperançoso em relação à próxima colheita.  

Nos últimos anos o evento da Federarroz teve mudanças, ganhando um caráter mais técnico-institucional. Em 2022 serão 40 vitrines tecnológicas preparadas por mais de 20 empresas e entidades públicas. E essas parcerias têm sido essenciais para o crescimento da abertura.

Outro paradigma rompido é em relação ao local do evento. Antes itinerante, há três anos a abertura tem sido feita em Capão do Leão, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado da Embrapa.

Na solenidade também foi entregue a Pá Arrozeira, tradicional homenagem que a Federarroz faz anualmente a personalidade que contribuem com o setor, aos produtores Henrique Osório Dornelles e Jorge de Barros Iglesias e também ao jornalista Lucas Rivas e Marcelo Camardelli.