Reeleição na Farsul, CPR Verde, pauta ambiental e arrozeiros no México: veja os destaques do Conexão deste sábado (9/10)

Reeleição na Farsul, CPR Verde, pauta ambiental e arrozeiros no México: veja os destaques do Conexão deste sábado (9/10)

O programa Conexão Rural deste sábado (9) reuniu simultaneamente o produtor rural Gedeão Pereira e três dos 112 presidentes dos sindicatos rurais gaúchos que lhe conferiram, esta semana, em eleição direta e presencial, o seu segundo mandato na presidência da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Reveja o programa no vídeo abaixo do texto

Paulo Cesar Griebeler (Camaquã), Genésio Moraes (Tapes) e Richard Serpa (São Lourenço do Sul) mostraram as razões que os levaram a optar pelo voto na chapa única liderada por Gedeão, falaram sobre os trabalhos realizados nas suas entidades e apresentaram sugestões para a gestão 2022-2024.

Ao agradecer a confiança dos companheiros sindicais, Gedeão fez um balanço da do seu primeiro mandato, destacando ações que geraram avanços e que refletiram na eleição, ocorrida na última terça-feira (5), em Porto Alegre.

Já o vice-presidente da Farsul e seu coordenador da Comissão de Meio Ambiente, Domingos Velho Lopes, atualizou os produtores sobre as demandas juntos ao poder público no que se refere às exigências ambientais. Ele também falou sobre a CPR Verde, aprovada em decreto recente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O mesmo tema foi abordado no comentário semanal que o agrônomo Daniel Dias faz no Conexão. 

O programa também teve a participação do gerente do Sicredi Agro de Camaquã, Raniery Souza, que falou sobre a crescente participação da instituição na liberação dos valores do Plano Safra para financiar a agricultura.

Já o comentarista José Carlos Pires fez a sua tradicional participação da frente do prédio da Embaixada do México, em Brasília, por ocasião da viagem que farão a esse país o presidente da Federarroz, Alexandre Velho e o diretor comercial do Irga, João Batista Gomes.  

O programa também trouxe matérias especiais do Remate da Fazenda Santa Tereza, ocorrido na terça-feira (5) e da visita dos presidentes da Yara Fertilizantes para o Brasil e para as Américas à Fazenda palma, de Camaquã, esta semana. 

O programa também estreou também um novo quadro com o Boletim Nespro, com a integrante do Núcleo Júlia Abud Lima, que trouxe o cenário de preços do gado no Rio Grande do Sul e no Brasil.