Fazenda Palma recebe visita de executivos da Yara Fertilizantes

Fazenda Palma recebe visita de executivos da Yara Fertilizantes

Por Alex Soares

Considerada modelo de produção sustentável, a Fazenda Palma, de Camaquã, recebeu a visita, na última sexta-feira (8) de executivos, diretores, técnicos e representantes da Yara Fertilizantes. A Fazenda Palma tem o empresário Paulo Fonseca como fundador-proprietário. Ele participou da recepção ao grupo ao lado da esposa Gisela Longaray Fonseca e das filhas Paola, diretora da Fortral Máquinas Agrícolas, e de Betania, diretora técnica da Palma e da Rancho King Sementes.

Veja mais fotos da visita

Assista as entrevista em vídeo abaixo do texto

A francesa Crystel Monthean, presidente para as américas da multinacional, e o norueguês Olaf Hektoen, presidente das suas operações no Brasil, conheceram o manejo aplicado na propriedade, que produz em mais de 1200 hectares médias de 80 sacos por ha de soja e 228 s/ha de arroz, sendo parte da produção destinada à produção de sementes, processadas e comercializadas pela Rancho King, o braço sementeiro do grupo.

A Palma também cultiva azevém, trevo e pastagem de verão, como capim sudão e sorgo forrageiro, além de ampla área destinada à pecuária.

“O objetivo é conhecer a realidade dos nossos parceiros e afinarmos mais essa relação a fim de aprimoramos os nossos produtos e assim oferecer mais e melhor aos nossos clientes finais”, justificou Hektoen, em entrevista ao Conexão Rural ao final da visita, que teve também as participações de Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara; João Luis Benetti, diretor comercial; Giovani Baseggio, gerente comercial da região sul, Mauro Vieira e Matheus Cabreira Dias, representantes da Yara para Camaquã e os municípios da Região.

“O mercado de fertilizantes cresceu muitos nestes dois anos e a preocupação com a segurança alimentar aumentou”, pontuou Hektoen, ao dizer que o Brasil possui um papel fundamental nesse processo de mudanças que se dá em patamar mundial.

Além de conhecer a Palma, Crystel disse que aproveitou sua vinda ao Rio Grande do Sul para visitar a unidade da Yara em Rio Grande. A visita à fazenda, disse ela, “serve para entendermos como nossos produtos estão sendo recebidos, saber de alguma dificuldade daqueles que os utilizam possam ter e ver os seus resultados, pois a satisfação dos nossos clientes é a chave de tudo”, pontuou a executiva, em espanhol fluente.

Oferta de fertilizantes 

Sobre a crise de oferta de fertilizantes, que tem elevado preços e preocupado os produtores, Crystel disse que a companhia observa de cima o problema e que a falta da matéria-prima para produção atinge toda a cadeia. “Estamos administrando isso, tentando diminuir ao máximo o impacto aos nossos clientes”, falou ela ao colocar que problemas logísticos como a falta de navios e containers que se intensificaram durante e após a pandemia de covid agravaram a falta da oferta e do consequente aumento dos custos.

A visita ocorreu em plena época de plantio de arroz na Palma, o que ajudou o grupo a conhecer o preparo do solo. “Acreditamos numa agricultura na qual se valoriza a fertilidade do solo no sentido de conduzir a agricultura respeitando o meio ambiente”, disse Betania ao destacar que a parceria com a Yara é antiga por causa dos propósitos comuns.

O plantio de arroz na Palma se encerrará entre os dias 18 e 20 deste mês e a expectativa de safra é alcançar os índices de produtividade da colheita 2020-21.