Governador empossa presidente do Irga e anuncia retorno da CDO integral

Governador empossa presidente do Irga e anuncia retorno da CDO integral

Por Alex Soares

O governador Eduardo Leite empossou o novo presidente do Instituto Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Foi na tarde desta quinta-feira (16). O empossado é Rodrigo Warlet Machado, natural de Camaquã, e que vinha atuando como assessor da secretária estadual da Agricultura, Silvana Covatti, que prestigiou o ato, realizado no Palácio Piratini.

Além da secretária, que citou programas estaduais voltados à agricultura, prestigiaram o ato Frederico Antunes, deputado estadual líder do governo Leite na Assembleia Legislativa, o seu colega de plenário Marcus Vinícius de Almeida e o presidente do Partido Progressistas (PP), Celso Bernardi.

Os pais do novo presidente do Irga João Carlos Machado e Jussara Warlet Machado também participaram da solenidade. João Carlos é ex-prefeito de Camaquã e foi secretário estadual da Agricultura no governo Yeda Crusius.

Num discurso de 12 minutos, o governador valorizou a participação do Progressista no seu governo e disse que os aliados foram fundamentais na recuperação econômico-fiscal do Estado. Leite comemorou o fato de o Estado estar em outro momento financeiro, bem melhor de que quando assumiu, com dificuldades de honrar compromissos básicos em todas as áreas.

A nomeação de um indicado de Silvana, que é deputada estadual licenciada e de Covatti Filho, deputado federal, acaba tendo desdobramentos internos no PP, já que o senador Luis Carlos Heinze é declarado pré-candidato a governador. O movimento de Leite mantêm os aliados próximos e por mais tempo. O real desejo do governador é a formação de um grande bloco para eleger um sucessor aliado, com a participação dos progressistas. Não está descartada a possibilidade de Leite tentar à reeleição.  

CDO integral 

Foi o ajuste fiscal, que segundo o governador permitiu as condições para a mudança de postura do governo em relação ao Irga. “O desafio que tu vens assumir Rodrigo é justamente neste contexto que nós viemos a oferecer ao Irga: uma perspectiva que era muito demandada pelo setor arrozeiro do Estado, que é a garantia de que os recursos da CDO (Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura) não sejam mais contingenciados e estejam integralmente a disposição para investimento no setor orizícola”, anunciou.

Prosseguiu o governador: “E isso (retorno integral da CDO) está garantido pelo nosso governo. Esse é um compromisso que nós assumimos e estamos dizendo de viva voz, aqui, que isso está garantido para o exercício de 2022”.

Mesmo num tom cortês, mais incisivo, o governador advertiu para a necessidade do bum uso dos valores, que ultrapassam os R$ 100 milhões anuais. Disse leite: “Isso vai demandar o Irga na sua capacidade técnica e vamos trabalhar todos juntos: Irga, secretaria (da agricultura), governo e instituições para que os recursos sejam aplicados na melhor forma que impactem nesse setor”.

Valorização salarial 

Em nenhum momento Eduardo Leite falou em melhoria salarial dos servidores, que estão sem reajuste há mais de dez anos. Porém, o Conexão Rural apurou junto a fontes ligadas ao governo que em breve será anunciado como funcionará o plano de reestruturação do Instituto, que estã sendo trabalhado na Secretaria Estadual de Pleanejamento, Governança e Gestão e cuja aplicação contemplará também a revisão salarial do corpo de funcionários. Ficou bem claro que nada será feito antes de 2022.

Ao ser empossado, Rodrigo Machado prometeu esforço, agradeceu a confiança do governador pela sua nomeação e valorizou a presença de lideranças das entidades do setor – como a do presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho. Machado também enalteceu a boa acolhida a ele pelos diretores com que irá trabalhar: João Batista Gomes (Comercial), Eduardo Milani (Administrativo ) e Flávia Tomita (Técnica).

Assista a trechos dos discursos da posse de Rodrigo Machado