Conexão Rural transmitirá neste sábado a entrega da Medalha Paulo Brossard, da Febrac

Conexão Rural transmitirá neste sábado a entrega da Medalha Paulo Brossard, da Febrac

A Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Animais de Raça, a Febrac, realiza na tarde de sábado (4), em sua sede no Parque Assis Brasil, a solenidade de entrega da Medalha Paulo Brossard (foto). O ato tem início previsto para às 17h30 e o Conexão Rural irá transmiti-lo ao vivo em seu canal do You Tube.  

Este ano recebem as medalhas Lila Tellechea, Paulo Gomes Móglia, Ricardo Alfonsin, Paulo Sérgio Pinto, general Valério Stumpf e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. 

Quem foi Paulo Brossard?

Nascido em 1924, em Bagé, formou-se na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Casado eom Lúcia Alves Brossard de Souza Pinto, teve três filhos: Magda, Rita e Francisco. 

Foi advogado, professor, ruralista, político, jurista e juiz, destacando-se pelo notável saber jurídico, pela oratória brilhante e inflamada, e pelo ardor com que defendia suas causas.

Na política foi deputado estadual e secretário do Interior e Justiça. Em 1966, elegeu-se deputado federal pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro e, em 1975, senador. Em 1985, integrou a Comissão Afonso Arinos, incumbida de elaborar o anteprojeto constitucional, a ser oferecido como subsídio à Assembleia Nacional Constituinte. Nesse mesmo ano, a convite do presidente José Sarney, foi nomeado para o cargo de consultor-geral da República, que exerceu até 1986. A seguir, foi nomeado ministro de Estado da Justiça, exercendo o cargo de 1986 a 1989.

Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal pelo presidente José Sarney, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Djaci Falcão. Tomou posse em 5 de abril de 1989.

Atuou como juiz substituto do Tribunal Superior Eleitoral, passando a efetivo em 9 de abril de 1991, sendo empossado como vice-presidente em 21 de maio de 1991 e assumindo a Presidência em 4 de junho de 1992, nela permanecendo até 11 de maio do ano seguinte.

No Supremo Tribunal Federal, tomou posse no cargo de vice-presidente em 13 de maio de 1993, eleito por seus pares na sessão de 14 de abril anterior. Foi aposentado, por idade, em 24 de outubro de 1994, deixando significativa e brilhante contribuição para a jurisprudência do STF. A carta de despedida foi lida pelo ministro Octavio Gallotti, em sessão de 26 de outubro de 1994.