Setor rural lamenta perda do Bravo Breno Prates

Setor rural lamenta perda do Bravo Breno Prates

Faleceu na manhã desta quinta-feira (29), aos 82 anos Breno Pinheiro Prates. Nascido portalegrense e alegretense pelo destino, Prates foi militar, produtor e empresário rural, dirigente de classe e atuou também no ramo da comunicação social.  

Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde se travava de problemas renais e sofreu uma parada cardíaca, nesta manhã.  

Em 1959, aos 20 anos, Breno integrou como soldado o 5º Contingente do Batalhão Suez, a mais longa expedição do Exército Brasileiro no Exterior. A pedido da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao lado de outras missões internacionais, os militares brasileiros evitaram uma guerra no Oriente Médio após contenda envolvendo a França, a Inglaterra e o Egito por causa do uso do canal de navegação.

Breno foi um dos fundadores da Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz) em 1985. Três anos depois, lançou e coordenou a primeira Abertura Oficial da Colheita do Arroz, tendo como palco a Granja Irmãos Temp, em Alegrete. Pelo município, ele também foi conselheiro do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Além da sua atuação profissional e comercial em Alegrete, ele também idealizou e criou o Encontro de Futebol Pan-Americano, o tradicional Efipan, que há quarenta anos é realizado no município, do qual recebeu em 2009 o Título de Cidadão Alegretense.

Em nota, a Federarroz lamentou a perda do seu fundador. Nela, o  presidente Alexandre Velho diz que Prates “Foi um líder visionário que lutou com muita determinação pelo reconhecimento da classe arrozeira, trabalhando em épocas difíceis no enfrentamento de questões importantes para o setor”.

Antigo amigo de Prates, o advogado Ricardo Alfonsin também se manifestou: “O Agro gaúcho deve muito ao seu trabalho como criador da Federarroz, quando lutou muito em momentos muito difíceis. Muita tristeza”, escreveu Alfonsin no grupo de aplicativo de mensagem do Conexão Rural, o qual Prates também integrava.

O economista Antônio da Luz lamentou: “Uma perda irreparável. Uma pessoa pela qual eu nutria e vou continuar nutrindo enorme admiração e respeito. Seguidamente falávamos e era sempre um privilégio”, destacou da Luz no mesmo grupo.

O advogado Nestor Hein foi outro que se manifestou: “Uma perda dolorida para o ruralismo, para os amigos e familiares. Vida luminosa e inspiradora para todos nós. Descanse em paz, Breno”, resumiu.

Breno Prates também produziu por quase 15 anos o programa Correio Rural, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre. O espaço semanal foi, em sua época, a referência de informações do setor dos produtores gaúchos.

Viúvo, Breno deixa os filhos Carla, Alfredo, Fernando e Rafael. Os atos de despedida serão realizados no Crematório Metropolitano de Porto Alegre e sua cremação está prevista para esta sexta-feira (29) em horário ainda não divulgado.

Nota de pesar

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) lamenta com profundo pesar o falecimento de Breno Prates, fundador e primeiro presidente da entidade, ocorrido nesta quinta-feira, dia 29 de julho. Atuou como presidente do Conselho Consultivo da Federarroz, entre 2016 e 2019, na gestão do presidente Henrique Dornelles. Foi um líder visionário que lutou com muita determinação pelo reconhecimento da classe arrozeira, trabalhando em épocas difíceis no enfrentamento de questões importantes para o setor.

 O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, lembra que Breno Prates sempre prezou pelo diálogo e foi um guerreiro em busca dos anseios da lavoura arrozeira. “A todo o momento se mostrou prestativo e disponível para conversar e aconselhar a minha diretoria”, enfatiza.

Breno Prates foi um dos organizadores da primeira Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorreu em 19 de março de 1988, na Granja Irmãos Temp, em Alegrete (RS). Na época, era o presidente da Associação dos Arrozeiros do Município. O evento foi o embrião para a formação da Federarroz.