Soja: confira os desempenhos do ECR 2020-21 promovido pela Farsul e Fundação Pró-Sementes

Soja: confira os desempenhos do ECR 2020-21 promovido pela Farsul e Fundação Pró-Sementes

Com média de 57,2 sacos por hectare, mas com um potencial produtivo de até 122 sacos. Esses e outros dados são parte dos resultados dos Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) da safra de soja 2020-2021, divulgados pela Farsul e pela Fundação Pró-Sementes, nesta quinta-feira (15).

O trabalho de pesquisa, patrocinado pelo Senar-RS. Bayer e Bando do Brasil Seguros, tem o objetivo de fornecer informações adicionais aos produtores e municiar a assistência técnica com os dados extraídos.  

Os ensaios das cultivares, incluídas no programa de Zoneamento de Risco Climático do Mapa, foram implantados em 11 municípios de três regiões produtoras de soja do Estado. Ao todo, foram avaliadas 39 cultivares.

Com condições climáticas mais variadas neste ciclo, mas com a quebra da expectativa de pouca chuva, o ano safra foi satisfatório no geral. Entretanto, ao fazer a apresentação dos resultados, a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, informou que novembro, fevereiro e abril foram meses de pouca chuva, o que prejudicou o estabelecimento dos ensaios em algumas regiões.  

A diferença de produtividade entre as cultivares de maior e menor rendimento foi de 27 scs/ha. Com um preço médio de R$ 150,00 por saco de soja, a definição pode significar R$ 4.050,00 de impacto nos rendimentos do produtor.
 

Ferramenta para decisões

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, garantiu a continuidade dos ensaios em razão da sua importância para a agricultura gaúcha. "Fazemos um esforço todos os anos e continuaremos fazendo, pois esta é uma das melhores ferramentas que temos para decidir o que fazer em relação a soja no Rio Grande do Sul", avalia.
 

Já o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, avalia o estudo como "absolutamente fundamental na vida de qualquer produtor de soja no Rio Grande do Sul". Ele lembra que a pesquisa não se trata de uma competição entre sementes comercializadas no estado. "Não existe o melhor ou pior material para o Rio Grande do Sul, existem diversos materiais para variadas regiões. Isto (a publicação) hoje é um guia para definir as genéticas", explica.
 

O Ensaio de Cultivares em Rede - ECR reúne dados sobre o desempenho de diferentes cultivares nas principais regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul. Ele vem sendo realizado há mais de uma década pelo Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes.
 

* As melhores produtividades

Microrregião 101

Cultivar 95R90IPRO - 122 scs/ha/ 2ª época (Pelotas)

Cultivar 95R51 - 109 scs/ha/1ª Época (São Gabriel)

Na microrregião 102

Cultivar Neo 610 IPRO - 122 scs/ha/1ª Época (Santo Augusto)

Cultivar BRS 5804 - 103 scs/ha/2ª Época (Passo Fundo).

Na microrregião 103

Cultivares BRS 5804 RR e DM 57I52RSF IPRO/ 1ª Época (Vacaria)

Cultivar DM 5958 RSF IPRO - 85 scs/ha/ 2ª. Época (Vacaria)  

* Todos resultados são relativos ao ciclo precoce

(Fonte: Imprensa Farsul e Fundação Pró-Semente)