Com PLN-4 aprovado, Plano Safra pode ser concluído

Com PLN-4 aprovado, Plano Safra pode ser concluído

Enfim, o PLN 4 - Projeto de Lei do Congresso Nacional número 4, foi aprovado nesta tarde pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O acordo dos líderes do Congresso Nacional, conseguido na manhã desta terça-feira, era aguardado pelo setor rural, pois aprovado recompõem o Orçamento Federal, possibilitando o repasse de R$ 3,7 bilhões para os programas do Mapa. Assim, é possível promover a equalização dos juros para o Plano Safra 2021-22. A restauração orçamentária total chega a R$ 19 bi.

No último sábado (29/5), em entrevista ao Conexão Rural, a ministra Tereza Cristina confessou que estava “angustiada” com a tramitação do projeto, mas espera um desfecho positivo, com a aprovação até a próxima sexta-feira (4). Na oportunidade, ela disse que a elaboração final do Plano Safra poderia ser concluído cinco dias após a conclusão da votação.

Antes de votarem, os parlamentares analisaram vetos ao projeto – como o dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais e ao pagamento por serviços ambientais. Ambos, porém, fora rejeitados.

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)