Arrozeiros de Camaquã irão assumir a Cesa local

Arrozeiros de Camaquã irão assumir a Cesa local

Reunidos na noite desta segunda-feira (31), os produtores da Associação dos Arrozeiros de Camaquã elegeram, por aclamação, a sua nova diretoria, que será conduzida pelo arrozeiro Volzear Longaray Junior, que substitui José Carlos Gross no cargo.(Veja abaixo as entrevistas) 

A assembleia da entidade também aprovou por unanimidade o fechamento das negociações que vêm sendo construídas já há um ano com o governo estadual para a transferência das unidades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) à associação.

O contrato prevê o arrendamento da Cesa pelo período de 8 meses, com a preferência de compra ao final da sua vigência. O patrimônio público é avaliado em R$ 20 milhões.

Para se poder fazer o negócio, o estatuto da Associação dos Arrozeiros teve que ser alterado, o que também foi referendado pelos seus filiados.

Assim, a entidade vai assumir o controle de todas as operações da Cesa local, que armazena por safra mais de 700 mil sacos de arroz, atendendo 153 produtores de grãos.

Uma das possibilidades discutidas na associação é a criação de uma cooperativa de arrozeiros ligada à associação.

A partir da assinatura do contrato, a entidade dos arrozeiros vai pagar o equivalente a R$ 50 mil mensais ao governo, que por sua vez irá retirar as duas unidades de Camaquã da lista dos objetos de leilões, que vem sendo submetidas a filiais da companhia.

Veja abaixo o que disseram o presidente eleito Volzear Longaray Jr., e o seu agora antecessor José Carlos Gross ao Conexão Rural, no final da assembleia desta segunda-feira.