Ministra da Agricultura pede a deputados agilização na tramitação de matérias

Ministra da Agricultura pede a deputados agilização na tramitação de matérias

Pequenos e médios produtores e incentivos ao milho, à irrigação e ao armazenamento. Essas serão as prioridades do próximo Plano Safra, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que falou nesta quarta-feira (5) à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. 

Na audiência, a ministra chamou a atenção dos parlamentares para a necessidade de acelerar a aprovação do projeto que abre crédito suplementar para sustentar o Plano Safra 2021-2022, que começa a valer a partir de julho. O montante do crédito chega a R$ 19,7 bilhões e a proposta deve ser enviada ao Conselho Monetário Nacional (CMN) até o fim de maio.

“O cobertor é curto e a ideia é priorizar o atendimento de pequenos e médios produtores, como ocorreu nos planos anteriores”, comentou Cristina, ao informar que o Plano Safra está ainda sendo negociado com a área econômica do governo. 

Regularização fundiária

Tereza Cristina também pediu para que os deputados se empenhem para a aprovação do Projeto de Lei 2633/20, que estabelece critérios para a regularização fundiária de imóveis do governo federal, incluindo assentamentos da reforma agrária. Segundo ela, a aprovação vai facilitar a entrega dos títulos de propriedade de terra a agricultores, o que garante acesso deles ao crédito rural e às políticas públicas.

Na sessão, os deputados pediram à ministra soluções para a falta de milho e para a queda do preço do leite. Sobre o lelte, a  ministra disse que a solução está sendo estudada pelo ministério e prometeu dar retorno sobre o tema para os parlamentares até o fim do mês.

Milho e armazenagem

Na questão do milho, a titular do Mapa destacou a atenção que vem sendo dada: “A produção (do milho) vem batendo recordes no Brasil, mas esse é um produto que cada vez nós usamos mais. O mundo e o Brasil precisam de milho porque ele agrega valor no frango, suínos, bovinos, peixes, leite. O Mapa vem fazendo desde o ano retrasado uma campanha para aumento da área de milho”, lembrou ela ao dizer que o Conselho Monetário Nacional aprovou medidas para estimular o plantio de milho  da safra 2021/2022. 

Já a armazenagem tem a ver com as expectativas de aumento na produção brasileira. “Nós acompanhamos a compra de insumos e estamos vendo que os produtores estão comprando mais fertilizantes, então isso é um sinal de que o agricultor continua com boa expectativa, acreditando nas políticas públicas e com certeza teremos isso revertido em uma safra ainda maior do que a deste ano”, disse a ministra. 

_______

Por Alex Soares 

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados