Manejo do solo e sua fertilidade - O novo curso oferecido pelo Senar-RS 

Manejo do solo e sua fertilidade - O novo curso oferecido pelo Senar-RS 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) está investindo na realização de cursos semipresenciais neste período de pandemia. Ao todo, são 10 opções, sendo que a mais recente delas é Manejo do Solo e sua Fertilidade, cujas atividades começam em maio.

Instrutor do Senar-RS, o engenheiro agrícola Rodrigo Rech antecipa que as aulas são voltadas para produtores interessados em saber como aumentar a produção por meio dos cuidados com a terra.

“Dos grãos à horticultura, tudo é produzido no solo, e ele precisa ser fértil. Se ele não for, precisamos saber o que fazer para melhorá-lo”, diz.

O currículo do curso reúne conhecimentos sobre aspectos químicos e biológicos que interferem na qualidade da terra, como excesso de produtos químicos ou mesmo de nutrientes. Por isso, os alunos vão aprender a forma correta de coletar e interpretar amostragens de solo, fundamental para determinar a quantidade de fertilizantes e corretivos que ela precisa. Segundo Rech, uma deficiência bastante comum no solo gaúcho é a de calcário.

“Esse mineral é importante para eliminar elementos tóxicos, especialmente o alumínio. Ele dá condição ao crescimento da raiz, que é a ‘boca da planta’, por onde ela vai se alimentar. O calcário fará com que ela consiga mais nutrientes”, explica o instrutor.

Práticas benéficas ao solo, como a rotação de culturas e a palhada serão ensinadas e incentivadas durante o curso.

“É muito comum que agricultores extraiam do solo sem dar contrapartida. Mas manejos como a palhada tem a função de protegê-lo. A matéria orgânica da planta em decomposição devolve ao solo nutrientes que recebeu. Além disso, a cobertura protege o solo dos raios solares, ajudando a manter boa temperatura, diminui a perda de umidade e evita a erosão. A palhada é como a pele do nosso corpo, protege”, explica Rech.

Como funciona
Assim como nos demais cursos semipresenciais do Senar-RS, os produtores inscritos receberão 10 horas de aula on-line, divididas em cinco dias da semana. O curso é complementado por quatro horas de atividade prática presencial e individualizada, na propriedade do participante.

Podem participar dos treinamentos produtores rurais e seus familiares a partir dos 18 anos, alfabetizados e que tenham noções básicas de informática. Interessados em fazer algum dos cursos devem procurar o Sindicato Rural de sua cidade e solicitar sua realização.

(Por Senar-RS)