3 anos depois: os avanços da repressão ao abigeato e crimes rurais com a criação das Decrabs

3 anos depois: os avanços da repressão ao abigeato e crimes rurais com a criação das Decrabs

O Conexão Rural promoveu, no último sábado, uma entrevista comjunta com três personagens públicos ligados ao combate dos crimes rurais no Rio Grande do Sul. O deputado estadual Sérgio Turra (PP), líder de uma frente parlamentar que busca criar soluções para o problema, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, cuja entidade que tutela - as associações de criadores de raças - tem sido parceira nas iniciativas, e o titular da Decrab de Bagé, André Matos, que se tornou a face da Polícia Civil na repressão às quadrilhas, analisaram o atual cenário e o seus indicadores. 

Lançadas pelo Estado em 2017 e com suas operações iniciadas no ano seguinte, as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs) fizeram cair em mais de 50% o número de ocorrências nestes últimos 3 anos. 

Desde o início, a especializada vem recebendo o auxílio das entidade que representam o agronegócio. A Farsul, por exemplo, recentemente doou um drone para ser utilizado pelos policiais na Região Sul, além de uma ajuda logística permanente às operações. A Febrac encomendou e entregou um aplicato para facilitar o atendimento às ocorrências. 

A luta, porém, é permanente, já que as quadrilhas se renovam e o prende e solta dos criminosos é uma realidade. 

Veja abaixo a entrevista na íntegra