Crescem os registros de gado de corte pela ANC

Crescem os registros de gado de corte pela ANC

O número de animais registrados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) cresceu 39% em 2020. Apesar da pandemia de Covid-19 e da recessão econômica, os registros genealógicos que estão sob responsabilidade da ANC passaram de 46.147 animais em 2019 para 64.271 em 2020.

"É um movimento que temos acompanhado ao longo dos anos, mas, em 2020, tivemos plena certeza de sua aderência entre os criadores de todo o Brasil", afirma Silvia Freitas, superintendente de Registro da ANC.

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) também conquistou marcas positivas durante o período da pandemia. Nas avaliações por ultrassonografia de carcaças, 4.597 animais passaram pelo crivo do Promebo, representando aumento de 28% em relação ao número de 2019 (3.583).

O balanço promissor é acompanhado pela expansão da própria Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, entidade cartorial de registro de animais mais antiga do Brasil.

Nos últimos meses, as raças Texas Longhorn, Bravon, Gelbvieh, Black Hereford, Speckle Park e Pitangueiras iniciaram seus registros genealógicos junto à ANC. No período, a associação contabilizou aumento de 6% no número de associados que, agora, somam 790 em todo o Brasil.