SUPERAÇÃO: LIMITAÇÕES NÃO IMPEDIRAM AÇÕES DO SENAR-RS EM 2020

SUPERAÇÃO: LIMITAÇÕES NÃO IMPEDIRAM AÇÕES DO SENAR-RS EM 2020

No balanço anual do Sistema Farsul, realizado na última quarta-feira (9), o superintendente do Serviço nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), Eduardo Condorelli revelou que mesmo estando abaixo das expectativas iniciais, as metas da instituição no ano pandêmico são satisfatórias.(Assista video abaixo)

Um exemplo é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, o ATeG, lançado antes de estourar a pandemia no Brasil. Com a previsão de atender a 5 mil produtores rurais em 2020, com todas as dificuldades impostas pelas regras de distanciamento social, o Senar acabou atendendo mais de 2 mil produtores, que receberam ao menos uma visita mensal dos técnicos credenciados ao longo do ano. 

Para 2021, com a provável volta da normalidade, Condorelli informa que o alvo do programa é chegar a 12 mim atendidos presencialmente nas suas necessidades técnicas para melhorar suas produções e produtividades, e nas demandas de gestão dos seus negócios.

Já os tradicionais cursos e palestras técnicas promovidos pelo Senar em parceria com sindicatos rurais locais e outras entidades, os quais costumam reunir produtores e colaboradores de todas as regiões do Estado, tiveram que se adaptar ao sistema remoto.

Condorelli comemorou ainda o aumento do número de inscrições na Faculdade CNA (Confederação Nacional da Agropecuária). Para aperfeiçoar mais o serviço, ele informa que em 2021 o Senar-RS colocará as suas escolas polos de Cruz Alta e de São Sepé como referências de apoio aos cursos superiores de Gestão em Agronegócio, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos.

Além do foco nos aspectos gestacionais e técnicos, o Senar também promoveu o debate de outros temas rotineiros ao campo, como o das legislações trabalhistas, ambiental e fiscal, com um grande espaço sendo dedicado ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

INCENTIVO À TECNOLOGIA

Condorelli frisou ainda que o tema inovação foi uma das maiores apostas do Senar-RS neste 2020. Com um plano estruturado pela Diretoria de Assuntos Avançados e Inovação, em consonância com à rede AgroUp, da CNA, o Senar-RS desenvolveu uma sequência de ações. Uma delas, concluída recentemente, foi o 2° Hackathon Senar-RS, que teve 127 inscritos e premiou em dinheiro os vencedores que apresentaram soluções tecnológica para gestão e para segurança das propriedades.

Em vídeo, assista o que disse Eduardo Condorelli