OS ERROS E ACERTOS DA EXPOINTER 2020 DIGITAL
Coluna, segunda-feira. 5 de outubro de 2020
Mesmo numa versão bem reduzida, a Expointer Digital teve como um dos seus méritos quebrar uma longa abstinência dos tradicionais eventos voltados ao setor, começada tão logo foi encerrada a Expodireto da Cotrijal, em Não-Me-Toque, no início de março. Mesmo que sem aquelas calorosas saudações em que estamos acostumados, o reencontro físico serviu para confirmar que mesmo a mais moderna ferramenta de videoconferência não substitiu o mais antigo dos costumes da humanidade: o saudável agrupamento.
Espólio
A versão 2020 da nossa maior feira rural ajudou também a popularizar os dispositivos tecnológicos que vão fazer parte do universo dos grande e pequenos eventos, com participantes e plateia presentes sem estar no local. Verdade que aperfeiçoamentos precisam ser feitos.
Site confuso
Os esquema dos três estúdios foi bárbaro, com ótima estrutura de equipamentos e de profissionais, mas se pecou no mais importante. O site gerador das transmissões ficou poluído demais, deixando confusos aqueles que queriam acessar determinar conteúdo. Não fosse isso, o número de acessos poderia quem sabe ser maior do que os quase 200 mil acessos.
2 mil visitas
Inspirado num modelo implantado em Brasília pela CNA, o drive-thru da agricultura familiar foi um sucesso, vendendo mais de R$ 400 mil, um décimo do valor do que comercializa na expointer tradicional. Funcionou tão bem que o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho já foi "intimado" a implantar esse sistema também em 2021.
Autoridades
As visitas de Hamilton Mourão, vice-presidente da República, e de Tereza Cristina, ministra da Agricultura, foram sinais de prestígio ao esforço dos organizadores da Expointer Digital, ao agronegócio, suas liederanças e aos produtores. Nas recepções oferecidas a eles, Mourão e Cristina se sentiram em casa.
Créditos
Com seus acertos e falhas, a Expointer aconteceu e não haverá lacuna de um ano na pesquisas futuras. E sua realização dever ser creditada às persistentes figuras de Covatti Filho e de Leonardo Lamachia, que preside e Federação que congrega as associações de raça. Mesmo contrariados e correndo riscos, deram a cara à tapa e foram em frente.
RÁPIDAS
Escolhido - Ricardo Kroeff será o novo diretor técnico do Instituto Riograndense do Arroz. Os demais diretores do Irga devem ser conhecidos esta semana.
Agenda - Além de almoçar na Febrac, Hamilton Mourão esteve no espaço da ABCCC, onde acompanhou a premiação da morfologia. Mourão seguiu depois para Pelotas, onde participa da Expofeira local.
Baita força - A Expointer digital também deu uma força a mais de 50 músicos, parados durante a pandemia. Essas apresentações virtuais foram responsáveis por uma signficativa parcela de acessos ao site.