BOVINOCULTURA NO DIVÃ DO NESPRO
Coluna, quinta-feira, 1º de Outubro de 2020
XV JORNADA NESPRO VAI ESMIUÇAR A CADEIA BOVINA
Começa hoje a XV Jornada Nespro. A abertura será a partir das 13h30, em formato totalmente digital. O painel "A economia global e o setor de proteína vermelha", tendo como debatedores o professor Mário Penz (diretor da Cargil), Bernardo Todeschini (adido do Mapa na UE) e Fernando Mattos, presidente do Inac, do Uruguai. A mediação é do professor da Ufrgs Júlio Barcellos.
Raças
O segundo painel desta quinta será "O papel das Raças e dos Cruzamentos na Produção de Carne Bovina", com Mateus Pivato (Fomento Angus), José Bento Ferraz(USP) e José Tavares dos Santos (ABHB).
Lançamentos
Entre uma palestra e outra será lançada a edição especial do livro Bovinocultura de Corte - 15 anos de Jornada Nespro. E também a apresentação do relatório "O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina: uma visão para 2040, pela Embrapa Gado de Corte e MAPA".
Para acompanhar
Para acompanhar a Jornada Nespro, que segue na sexta-feira, às 8h30 da manhã, o acesso é pelo canal 2 no site da Expointer: https://www.expointer.rs.gov.br/expointer2 - clicar em XV Jornada Nespro e realizar o seu cadastro. Para quem já realizou o cadastro previamente, entrar com login e senha.
CONVÊNIO RENOVADO
A partir de um convênio com o Fundesa e com a Secretaria da Agricultural, uma equipe da Universidade da Carolina do Norte (NCSU), liderada pelo professor Gustavo Machado, vem desenvolvendo ferramentas para analisar enfermidades e simular situações de contaminação de rebanhos, prevendo as operações de contenção e de custos com indenizações.
Inteligência
Essa segunda etapa da parceria terá dois anos, com um investimento de R$ 628 mil pelo Fundesa. A renovação do convênio foi aprovada por unanimidade em assembleia da entidade. “São ferramentas que promovem o reforço da biossegurança e que vão permitir um maior controle do trânsito e a inteligência no deslocamento de equipes", comentou o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.
Artigo
O professor Guravo Machado teve este mês artigo publicado na mais importante revista sobre epidemiologia. A “Transboundary and Emerging Diseases”. O artigo trata de como a dinâmica da movimentação de suínos contribui para redução do espalhamento de doenças.
CASA PARA ASSENTADOS
Instrução Normativa 101/2020, assinada nesta quarta-feira (30), libera R$ 340 milhões para construção e reforma de casas de beneficiários da reforma agrária. O valor atenderá 10 mil famílias. A IN foi assinada em cerimônia no Palácio do Planalto, quarta, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do presidente do Incra, Geraldo Melo Filho.
NÃO SÓ AS CHINESAS
O Mapa reforça a necessidade de cuidado com os pacotes de sementes recebidas pelos correios. O alerta é para as sementes que cheguem de qualquer país, não somente da China. O temor é que o cultivo de vegetais sem autorização possa trazeR pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país.
BARRADOS DO BAILE
Enfim a nova sede do Irga, consolidada pelo esforço do ex-diretor administrativo, Renato Rocha, foi inaugurada. Teve até churrasquinho após o descerramento da placa, na Avenida Farrapos. Inauguração sem efeito oficial, já que nem o secretário da Agricultura Covatti Filho e o governador foram convidados. Novo ato solene deverá ser anunciado pelo presidente que assumirá o Irga. Ivan Bonetti será nomeado quando todos os novos diretores estiverem definidos.