Adesão de entidades reforça relevância do Fundesa no novo cenário sanitário
Segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Para ouvir o podcast:
Frase do Dia
"Espero que o Partido Comunista Chinês entenda que não pode continuar roubando propriedades e empregos americanos"
Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, em entrevista à rede CNBC, afirmando que a China tem cumprido os termos da fase 1 do acordo firmado em janeiro, mas que o comprometimento tem que ir além da seara comercial.
A significância da entrada da Febrac e da FecoAgro-RS no Fundesa
A Febrac - Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça - e a Fecoagro - Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS são, agora, integrantes do Fundesa - Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS. Os ingressos foram oficializados na última sexta-feira (21), em assembleia extraordinária do Fundesa, que agora passa a contar com a participação de dez mantenedoras.
Causa maior
O ingresso destas duas entidades, que vêm trabalhado forte na defesa dos seus representados, deve ser comemorado, pois sinaliza para um processo de fortalecimento maior ainda deste fundo, que terá, a partir de agora, a sua finalidade mais realçada. Ao assinarem as adesões, os presidentes Leonardo Lamachia (Febrac) e Paulo Pires (Fecoagro) demostram, juntamente com os seus pares associados, consciência com o novo momento da produção gaúcha, e ajudam a gerar segurança nesta fase de alteração do status sanitário gaúcho, que ainda encontra resistência em boa parte da produção.
Reconhecimento
Rogério Kerber, presidente do Fundesa, saudou os novos parceiros: “Nosso desafio é ainda maior de manter a celeridade nas ações, a credibilidade junto aos órgãos oficiais e com a transparência na gestão de recursos”.
Função
Completando 15 anos, o Fundesa atua em duas frentes: fomentar ações para fortalecer a defesa animal e indenização aos produtores em ocorrências sanitárias.
A entidade tem também a força da Federação da Agricultura do RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Sindicato das Indústrias de Carnes do RS, Sindicato das Indústrias de Suínos do RS, Sindicato da Indústria de Laticínios, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas, Associação Gaúcha de Avicultura e da Associação dos Criadores de Suínos do RS.
Remate, sanidade e máquinas
O Conexão Rural do último sábado falou do Remate da Fazenda Santa Tereza, do futuro novo status internacional sanitário do Rio Grande do Sul e sobre a Expointer Digital de Máquinas Agrícolas. O programa teve a participação ao vivo de Paulo Schermann Azambuja, responsável técnico da ST, de Rosane Collares, diretora do Departamento de Defesa Animal (DDA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e de Cláudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Simers).
Otimismo
"Alguns dos nossos associados projetam, inclusive um movimento financeiro superior ao da Expointer tradicional", comentou Cláudio Bier, numa projeção da feira de máquinas, que começa no próximo dia 29 de agosto e termina em 6 de outubro. Os otimistas, segundo comentou o dirigente, acreditam que a abrangência ilimitada da internet vai atrair visitantes e compradores de todo o Brasil. O tempo em que a mostra estará disponível é outro fator.
Comum acordo
Bier também respondeu sobre a forma como se deu a escolha da marca Expointer para dar título à feira, o que recebeu algumas contestações. "Tudo se deu de forma transparente e legal, com o aval da Secretaria da Agricultura e da Procuradoria Geral do Estado (PGR)", esclareceu. "Não teve nada feito em cima das pernas, tudo foi conversado", completou Bier, ao dizer que ficou surpreso com algumas reações.
Segurança justificada
Com a experiência de quem está há 20 anos na função de veteriária do Estado, Rosane Collares está confiante com a mudança do status sanitário da pecuária gaúcha. A chefe do DDA da Seapdr comentou no CR de sábado que a evolução da segurança sanitária verificada no RS, desde as ocorrências de Joia, justificam o otimismo dos que apostam que a nova condição só trará vantagens.
Na TV e na Internet
Paulinho Azambuja está com ótima expectativa para o 21º Remate da Santa Tereza, que acontecerá no dia 6 de outubro, às 14h. Pela primeira vez, o evento será totalmente virtual, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural (TV) e suas plataformas digitais. Toda a oferta terá imagens disponibilizadas dias antes do remate no site da ST.
Seleção em pista
Entre as quase duas centenas de machos e ventres em pista, estarão os exemplares da ST avaliados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte (Promebo), da Associação dos Criadores de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com as "Embrapas" Pecuária Sul e Gado de Corte. Dos 10 primeiros colocados, sete são do criatório, que teve os primeiros seis melhores avaliados na lista.
Arroz precoce
Já tem município plantando arroz. Em São Gabriel, na localidade do Inhatinhum, o produtor Giovane Sari concluiu neste domingo (23) a semeadura de 100 hectares de IRGA 424 RI. Em Santo Antônio da Patrulha e Alegrete também ocorrem plantios nos sistemas pré-germinados ou cultivo mínimo.
Boletim
O diretor-técnico do Irga, Ivo Mello, explica que por causa das baixas temperaturas as plantas só emergem em 20 ou 30 dias após o plantio. "A semente fica guardada no solo, mas não tem temperatura para iniciar o processo de germinação ainda", explica Mello ao anunciar que nos próximos dias o instituto deve divulgar um boletim de intenção de semeadura para a safra 2020/21.
Prado
Marcada para acontecer entre 9 e 20 de setembro, a Expo-Prado, de Montevideo, terá 921 reprodutores. Do gado serão 478, sendo que a metade Angus. Depois, vem as ovelhas com 301 exemplares, distribuídas entre texel, Hampshire Down, Corriedale e outras.
Rápidas
Frigoríficos - Um frigorífico francês de carne bovina também suspendeu voluntariamente suas exportações para a China. A informação é do Departamento de Alfândegas da China (Gaac, em inglês).
Preservação - Outros frigoríficos exportadores têm feito isso, como forma de preservar suas reputações em meio aos vetos chineses durante a pandemia.
Confirmada - Reunião do secretário Covatti Filho com o Sindicato dos Servidores do Irga (SindisIrga). Será na quarta-feira, entre 15h e 16h, presencialmente.