Caso Shenzhen: próximas 48 horas são cruciais para estrago não aumentar
Segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Ouça - https://soundcloud.com/onexoural/brasil-vai-intimar-as-filipinas-sobre-embargo-do-frango
Frase do Dia
“O Brasil vai reagir. Não podemos misturar uma situação comercial com uma notícia que não tem confirmação. Um assunto comercial não se mistura com a pandemia”
(Ministra Tereza Cristina, reagindo ao embargo das importações de carne de frango do Brasil pelas Filipinas)
Brasil vai intimar as filipinas sobre embargo do frango
A semana começa com a expectativa dos desdobramentos do caso da embalagem de frango do Brasil que, supostamente, continha traços de resídios de coronavírus, na China. Divulgada na quinta-feira, um dia depois, a informação já tinha feito o primeiro estrago, com as Filipinas, país asiático formado por ilhas, com 100 milhões de habitantes, suspendendo as importações de carne de frango do Brasil. Nos primeiros seis meses deste ano, o Brasil vendeu pouco mais de 50 mil toneladas desta proteína para as Filipinas, o que signficam 2% das exportações brasileiras de frango. É pouco se comparado com a China, que comprou neste período 2,11 milhões de T. Mas esses 2% já renderam 31 milhões de Dólares, somente entre janeiro e julho deste ano.
Esclarecimentos
Em entrevista ao Estadão, neste fim de semana, a ministra da Agricultura Tereza Cristina informou que a sua pasta já enviou ao Itamaraty pedido para explicações do governo filipino junto à OMC. TC também quer a embaixadora das Filipinas no Brasil prestando esclarecimentos - o que diga-se, não é lá um gesto que a boa diplomacia recomenda.
Regras quebradas
O Mapa também sugere que o governo brasileiro envie à OMC um documento chamado "Preocupação Comercial Específica", uma reclamação oficial contra um país que não esteja cumprindo as regras da entidade.
Horas cruciais
Essas próximas 48 horas são vitais para o defecho dessa questão. E é bom lembrar que a China não se manifestou oficialmente sobre os testes de Shenzhen até este domingo. Além de esperar que fique nisso, o Ministério da Agricultura, frigoríficos, fornecedores e entidades do setor desejam que o fato não ganhe contornos maiores, com outros países seguindo a atitude das autoridades filipinas.
Razões
Mesmo que não haja um posicionamento oficial, integrantes do alto escalão do Mapa desconfiam que a ação filipina tem um fundo protecionista para favorecer os produtores locais, que ainda se recuperaram de um foco de influenza aviária em granjas de codornas, detectado em março deste ano.
Única nota
O único comunicado oficial dado pela Administração Geral de Alfândegas da China de interesse do setor foi dado ainda na sexta-feira, quando divulgou que uma unidade frigorífica de carne bovina do Panamá suspendeu voluntariamente a exportação de seus produtos para a China.
Alta genética
A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças - a Febrac - está trabalhando para incluir a pecuária de alta genética na lista de indenizáveis do Fundesa - o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS. A entidade também defende um sistema de defesa sanitária com permanentes investimentos.
Reunião vai definir pleito
No Conexão Rural do último sábado, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, falou que a entidade e as associações já vêm trabalhando neste pleito desde o início deste ano, e que nesta próxima semana, uma reunião, com o Fundesa, deverá definir a sua consolidação.
Exposição alternativa
Sobre o evento que vai compensar a ausência da Expointer deste ano, cancelada, Lamachia observa que a Febrac está apoiando integralmente as iniciativas da Secretaria Estadual da Agricultura. Mesmo que algumas associações tenham desistido da exposição, prevista para o período de 26 de setembro a 4 de outubro, ele prevê de 12 a 14 entidades de raça no Parque Assis Brasil.
Rodízio
Elas serão divididas em dois grupos - um que fará a admissão, pesagem, exposição e os julgamentos de sábado (26/9) até terça-feira (29/9), quando acontece o desfile dos campeões. Na quarta-feira (30) chega o outro grupo, que sairá somente sábado (3), após o desfile.
Protocolo
Além da ABCCC, que vai realizar a final do Freio de Ouro no último fim de semana do evento, que vai comemorr os 50 anos do Parque Assis Brasil, as associações do Cavalo Árabe e do Quarto de Milha também irão estar presentes, realizando provas durante toda a semana no Parque Assis Brasil. Essas entidades irão utilizar o protocolo sanitário da Santa Casa, de Porto Alegre, preparada para os eventos dos crioulistas e que gentilmente foi cedido.
Feira no carro
Existe ainda, informou Lamachia, a possibilidade de ser promovida a venda de produtos da agricultura familiar num esquema de drive-thru, a exemplo da Feira Segura, realizada no Distrito Federal, no final de junho, pela CNA e pelo Senar DF.
Feira virtual
O Simers, Sindicato das Indústria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do RS, também prepara a realização de um feira virtual junto com o evento.
Mais 14 conjuntos
"La Castellana Kaila", da Cabanha La Castellana, de Santiago, gineteada pela lenda Milton Castro, classificou em primeiro lugar entre as fêmeas na classificatória da regional PR e SC ao Freio de Ouro 2020. Nas provas daABCCC, realizadas neste fim de semana em Esteio, o também ícone Fábio Teixeira da Silveira montou e classificou em primeiro nos machos "Fantástico de São Pedro", da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS). Ao todo, seis cavalos e oito éguas passaram à final.
Novo presidente
O atual diretor administrativo e Financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos, Onécio Silveira Prado Júnior (foto) deverá suceder Francisco Kessler Fleck, no comando desde o final de 2018.
Por causa da pandemia, os associados decidiram este ano não realizar eleições diretas, escolhendo o novo presidente por aclamação. A troca deverá ser consumado após a final do Freio de Ouro.
Onécio mora na região de Ribeirão Preto, onde tem propriedades nas quais também cria Nelore.
Fazendinha
A rotina de uma propriedade rural, como o manejo de vacas leiteiras, ovelhas e galinhas foi mostrado num passeio virtual pela CNA e Senar Brasil, no último sábado (15). O público alvo foram crianças e a live foi transmitida de Brazilândia (DF).
Nova configuração
Após comomemor a derrubada dos vetos do governo Jair Bolsonaro a três artigos da Lei 13.986/2020, o agro agora deve prestar atenção na nova postura do Palácio do Planalto. Com novas lideranças do governo nas duas Casas do Congresso, a tendência são as bancadas de outros setores ganharem mais espaço, neutralizando assim o protagonismo dos grupos do setor rural e o evangélico, até aqui.