Fim da vacina: a expectativa venceu a cautela
Quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Ouça o Podcast: https://soundcloud.com/onexoural/fim-da-imunizacao-da-aftosa-tem-o-apoio-da-maioria-dos-sindicatos-e-associacoes-do-rs
Frase do dia
“É uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo”
(Presidente Jair Bolsonaro durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia pela Amazônia)
Um dia histórico para pecuária gaúcha e brasileira
Num dia histórico para a tradicional pecuária gaúcha, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, após votação interna, oficializou apoio à retirada do uso da vacina que imuniza o gado da febre aftosa. O mesmo fez a Febrac, que reúne as associações das raças, que tem a maioria dos seus filiados em solo gaúcho. No final da tarde, o Ministério da Agricultura emitiu normativa reconhecendo o RS e mais três estados, além de duas outras regiões como zonas livre da febre Aftosa sem a vacina.
Maioria
A decisão da Farsul veio após votação nesta terça-feira, via conferência, em que participaram 79 dos 138 sindicatos rurais filiados. Venceu o fim da vacina: 44 votos contra 33. Na Febrac o placar foi de 15 x 4.
Endosso
As chancelas eram aguardadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, na semana em que o processo de pedido de mudança do status será enviado pelo Mapa à Paris, sede da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), instituição que vai dar o carimbo final sobre a solicitação do RS, do Paraná, Acre e Rondônia, além de regiões específicas do Amazonas e do Mato Grosso.
Votação apertada
A votação, sobretudo, da Farsul permite algumas leituras. Uma delas é que está longe de ser consenso o fim das aplicações da vacina. Os apertados nove votos de diferença mostram que para boa parte dos criadores o risco de um eventual surto não compensa os benefícios comerciais que o novo status pode representar.
Compreensível
A outra conclusão é que os mais temerosos são justamente aqueles que mais têm a perder em caso de um desastre. Dos 35 sindicatos que não concordam com a medida, 17 estão em municípios de regiões fronteiriças, ou próximos das linhas divisórias. Teoricamente, são zonas mais vulneráveis ao vírus. Nessa lista, estão os oito municípios com maior rebanho do Estado, com mais de 3 milhões de cabeças de gado, segundo o último censo do IBGE de 2017. O rebanho bovino gaúcho é estimado em 13 milhões de registros.
Transparência
O posicionamento oficial da Farsul vem depois de uma ampla divulgação do tema e discussão dos sindicatos rurais, que promoveram votações internas antes de apresentarem seu voto final. Num processo democrático, que não teve pressões, prevaleceu a convicção das bases. Quem participou teve voz e voto.
Instrução não tem efeito prático
Para esclarecer: a Instrução Normativa 52, soltada pelo Mapa, no início da noite desta terça-feira, não muda nada as regras que vem sendo aplicadas. Na prática, o efeito da IN é mais político do que técnico. Santa Catarina vai continuar, mesmo depois de setembro, sendo a única federação com o status de livre sem a vacinação. O status sanitário do RS e dos outros estados só muda oficialmente depois que a OIE carimbar os documentos.
Nova marca
Com a conclusão da segunda safra do milho próxima do fim, a produção brasileira de grãos 2019/20 deverá fechar com novo recorde de toneladas. É o que mostra o 11º Levantamento de Grãos, realizado pela Conab e divulgado nesta terça-feira. A estimativa é de 253,7 milhões de toneladas, aumento de 11,6 milhões de toneladas sobre a produção do ciclo passado, ou 4,8%. Soja e milho correspondem por 90% deste volume.
Servidores tentam audiência com Covatti Filho
O presidente do Sindicato dos Servidores do Irga, Gilberto Acosta mostra preocupação com a proposta de mudanças no plano de carreira dos funcionários do órgão, baseada na meritocracia. Não existem ainda muitos detalhes desta sugestão, apresentada pelo secretário da Agricultura Covatti Filho ao Conselho do Irga, na semana passada, mas segundo Acosta, o sindicato não abre mão de fazer parte de uma eventual mesa de negociações, que vise a reestruturação das carreiras para melhorar a vida salarial dos quadros efetivos e em extinção do órgão.
Agenda apertada
“O secretário Covatti nos garantiu que teríamos uma cadeira na mesa de discussões, tão logo começassem os estudos, mas até o momento ele ainda não nos chamou para conversar”, observa Acosta, ao informar também que tem tentado marcar audiência com o titular da Agricultura.
Contrapartida
O leiloeiro Fábio Crespo e o gerente de Provas e Expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros, fizeram a entrega, na última segunda-feira, de 5 mil máscaras de proteção ao Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. O material foi arrecadado na campanha “Cavalo Crioulo: Juntos Contra o Coronavírus”.
Rápidas
Juntos - Ao final da votação desta terça-feira, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, disse que a entidade, agora, abraça integralmente a defesa da transposição de status.
Reunião - Conselho Deliberativo do Irga está fazendo convocação de reunião interna para discutir diversos assuntos, principalmente os relacionados ao Irga.
Em cima - Secretário Covatti passa o restante da semana em Brasília, onde acompanhará de perto os últimos retoques do relatório do Mapa que será enviado à OIE.