Plano Safra dá um empurrão no setor de máquinas em julho

Plano Safra dá um empurrão no setor de máquinas em julho

A Anfavea divulgou, nesta sexta-feira, os números de julho do setor. Na produção de máquinas autopropulsadas – tratores, colheitadeiras e equipamentos de construção -foram 5, 1 novas unidades fabricadas em julho, um incremento de 53,8% sobre o mês anterior. 

A reação é relevante, pois acontece após num momento de dificuldades para as montadoras serem abastecidas com peças para suas linhas de montagem, principalmente os equipamentos e materiais importados, por causa da pandemia de Covid-19.

As vendas internas também aumentaram. Em relação ao mesmo mês de 2019, a alta foi de 14,4% e sobre junho deste ano o incremento foi de 15,6%. O fechamento da boa safra, com os grãos e criações sendo bem valorizados, e mais os recursos liberados pelo Plano Safra, que aceleraram a procura por financiamentos bancários, explica a movimentação.  

Quedas

Mas a produção ainda está longe do normal, já que em julho do ano passado a fabricação foi 17% superior a do sétimo mês deste ano. As exportações também foram menores em relação a julho de 2019 em 40,5%.

Acumulado 

No acumulado deste ano, a produção de 24,2 mil unidade é menor em 21,5% sobre os primeiros sete meses de 2019. Já as vendas internas tiveram tímido aumento de 1,3%, enquanto as exportações despencaram em 32,8%. 

Por Alex Soares