Após sinal de alerta, o Agro se mexe para abraçar a Amazônia
Terça-feira, 28 de julho de 2010
Frase do dia
“O bioma Amazônia ocupa metade do território brasileiro e precisa ser olhado com toda a dedicação e responsabilidade por todos, do Rio Grande do Sul a Roraima".
(João Martins, presidente da CNA)
CNA e federações vão apoiar ações na Amazônia
Representantes das 27 federações de agricultura do país, filiados à Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) manifestaram preocupação com os desdobramentos da polêmica em torno da Amazônia, e com os seus consequentes efeitos negativos no setor. Eles também oficializaram apoio aos movimentos governamentais que vêm sendo propostos para reverter a imagem de omissão local comprada pelo Exterior. Isso foi numa videoconferência, nesta segunda-feira, coordenada pelo presidente da CNA, João Martins.
O sinal amarelo do agro piscou, após gigantes conglomerados europeus - como o finlandês Nordea e a britânica Legal & General Investment Management (LGIM) ameaçarem deixar de investir no setor de carnes e operadoras de grãos brasileiros caso não houvesse uma solução para o que eles classificam de “destruição crescente da Floresta Amazônica”.
A reunião teve a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O setor ofereceu apoio para as ações que visem o desenvolvimento sustentável da região, que dose crescimento e preservação ambiental.
Respaldo
Mourão, que preside o Conselho da Amazônia Legal, descreveu as ações que vêm sendo tomadas pelo Poder Executivo, como a regularização fundiária na região, que deverá tirar produtores da marginalidade, possibilitando a eles acesso a programas públicos e ao crédito rural. A regularização está dependendo da aprovação do PL 2633/2020, que tramita na Câmara Federal. Mourão pediu articulação das entidades juntos aos parlamentares para acelerar a sua aprovação.
Logística
Entusiasmado com os projetos e conhecedor da região, o vice-presidente acredita no potencial agropecuário da Amazônia, em áreas que já vêm sendo utilizadas. Para as florestas, ele defendeu uma exploração econômica baseada no turismo e no apelo ambiental. A necessidade de melhoria em infraestrutura, com uma melhor exploração das hidrovias e portos da região, beneficiaria a poderosa produção de grãos do Centro-Oeste. A visão do vice é compartilhada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a qual reforçou o papel do Mapa como participante ativo deste conselho.
Igualdade
Dentro das mudanças propostas, o presidente da CNA enfatizou a necessidade da implantação de um abrangente programa de assistência técnica e gerencial. Para João Martins, os produtores - nativos ou não da Região Amazônica - têm de ter os mesmos benefícios oferecidos ao restante dos seus pares brasileiros.
Problema de todos
"A CNA entende que todos nós somos responsáveis por essa transformação e se alinha ao esforço deste conselho, se dispondo a participar na construção de uma agenda positiva”, disse Martins ao observar que o bioma Amazônia ocupa metade do território brasileiro, precisando de um olhar atento de todos - “do Rio Grande do Sul a Roraima", falou.
Segurança
“A ideia passada de que os produtores rurais da Amazônia estão à margem da lei é completamente distorcida”, disse na conferência o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço. Na verdade, o nosso pessoal cumpre uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e não podem ser associado a uma minoria que não faz isso”, completou. O raciocínio é compartilhado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, para quem é essencial oferecer aos produtores amazônicos e suas famílias a segurança jurídica necessária - como o direito irrestrito à propriedade, acesso a financiamentos e assistência técnica.
Indicação
Em ofício a Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indicou o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli para representar a entidade no projeto Monitor do Seguro Rural. A carta é assinada pelo presidente da confederação, Glademir Aroldi. Rafaeli é um antigo interessado na questão do seguro agrícola, participante de diversos grupos que tratam do assunto.
Nova auditoria
Será nos dias 4 e 5 de agosto que a Secretaria da Agricultura do RS irá receber auditores do Mapa para nova rodada de avaliação das metas estabelecidas para evolução do status sanitário do rebanho gaúcho. “Das 18 recomendações do ministério, duas ainda estão pendentes, mas em fase conclusiva”, disse o secretário Covatti Filho, nesta segunda-feira, durante reunião virtual da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.
Carros e pessoal
Uma delas é a compra dos veículos. Segundo informou o secretário, a montadora vencedora da licitação ficou de enviar ainda essa semana o cronograma de entrega dos 72 carros comprados para serem usados pelo Departamento de Saúde Animal. A outra é a exigência da contratação de 150 auxiliares administrativos. As admissões serão feitas via pregão e as propostas começarão a ser recebidas no início de agosto.
Freio de Ouro
Esteio receberá mais uma Classificatória ao Freio de Ouro 2020. Agora será a etapa Gaúcha Norte, que ocorre entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Parque Assis Brasil.
Serão mais oito machos e oito fêmeas selecionadas para a final da competição. O evento segue o mesmo esquema de respeito às normas dos protocolo sanitários da pandemia, com a entrada ao local somente permitida aos envolvidos com a atividade - expositores (dois por animal); um tratador, um veterinário e um ginete. Convidados e público em geral estão vedados de participar.
Nova rodada
Na noite desta terça-feira tem mais uma sessão do Contrarian Agriculture. Falam Roxi Beck, vice Presidente da Look East PR e Federico Trucco, CEO da Bioceres S.A.
A americana Roxi é também diretora de engajamento do consumidor do The Center for Food Integrity, com 15 anos de experiência trabalhando com clientes de todo o sistema alimentar. Já Federico é argentino. Bioquímico, é Ph. D em manejo de plantas pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. O encontro começa às 20h30. mais informações em https://pt.contrarianagriculture.com/.
Rápidas
Lupa - E a presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, criou uma comissão específica da entidade para acompanhar os temas ligados à Amazônia.
Bem Estar 1 - Quarta é dia de ouvir especialistas no webinar “Halal, Bem-Estar Animal de bovinos e ovinos e as demandas do mercado”.
Bem Estar 2 - Falam as cientistas Temple Grandin e Erika Voogd. Será a partir das 11h, horário de Brasília. As inscrições gratuítas podem ser realizadas pelo link https://lnkd.in/gK352Sm.