Coluna 20/7/2020 - O vendedor da proteína brasileira vai deixar o comando da ABPA

Coluna 20/7/2020 - O vendedor da proteína brasileira vai deixar o comando da ABPA

Coluna desta segunda-feira 20 de Julho de 2020

Por Alex Soares 

 

Frase do dia 

“O nosso trabalho é focado mais nas cidades, mas não apenas porque no meio rural se preserva mais, mas é porque onde estão 80% da população, que vivem na cidade com gravíssimos problemas de saneamento, que diga-se foi deixado para trás. Muitos que ocuparam a cadeira do Meio Ambiente sequer se importaram em tratar desse assunto”

(Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em prestigiada live, na noite deste domingo, conduzida pelo bem relacionado Luis Fernando Cavalheiro, da Farsul).   

 

O vendedor da proteína vai deixar comando executivo da ABPA 

Depois de 11 anos, Francisco Turra está deixando o comando da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA. No dia 19 de agosto, ele passa o bastão da presidência da entidade ao também gaúcho Ricardo Santin. O advogado, homem de confiança de Turra, o qual acompanha há anos, já atua na associação como seu diretor-executivo, é também o vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura.

Francisco Turra foi o homem que mais “vendeu” lá fora as aves e os suínos do Brasil. Fez essas proteínas locais chegarem a lugares do mundo em que jamais os produtores e demais integrantes da cadeia imaginavam. Internamente, organizou o setor, afinando a sintonia das granjas com os frigorífico. Neste período, o marauense também se valeu da experiência política adquirida como deputado estadual, deputado federal, presidente da Conab e ministro da Agricultura para encaminhar medidas e políticas públicas que auxiliaram esses setores.

Proteína animal

Entre os assuntos abordados no programa Conexão Rural do último sábado (19) estiveram os cenários brasileiro e mundial da proteína animal. Este repórter entrevistou dois experientes da área: além de Francisco Turra, falamos com Ali Saifi, CEO da Cdial Halal, empresa que há 35 anos certifica os abates de aves halal no Brasil, exportados para o mundo árabe e muçulmano.  

Reações  

Como era de se esperar, o secretário da Agricultura, Covatti Filho e assessores não gostaram nada da nota dada pela coluna da última sexta-feira, que repercutiu a reação dos funcionários do Irga com a gravação em que Covattinho ele a Emater como os “único órgão que vai ao encontro do produtor rural”.

Regime jurídico 

Acham que houve exagero e exploração de uma fala dada dentro dum contexto e que o mais importante, que foi a solução definitiva para a contratação da Emater dada pelo atual governo foi deixada em segundo plano.

Colegas

Mas não foi só entre os servidores do Irga, que chegaram ao limite da desvalorização, os incomodados com o carinho de Covatti aos colegas da Emater. Veterinários, agrônomos e técnicos que atuam nas divisões animal e vegetal da Seapdr também não gostaram.

O lado bom dessa polêmica é que a coluna também apurou que está sendo preparado um pacote de medidas positivas para o Irga. Como desde o governo Sartori, o colunista ouve isso, é melhor aguardar.  

CNA Jovem

As inscrições para programa CNA Jovem estão abertas até o dia 31 de julho. Em live transmitida pelas redes sociais na última sexta-feira, a coordenadora nacional do programa, Fernanda Nonato informou que já são mais de 3 mil inscrições de todo o Brasil para edição deste ano. O CNA Jovem tem por meta desenvolver ideias e estimular as habilidades dos participantes.

Para saber mais ou se inscrever segue o link cnajovem.org.br

Cobranças irregulares

Muito elogiado pelos produtores o parecer elaborado pelo Departamento Jurídico da Farsul sobre o ITR (Imposto Territorial Rural). Mesmo o tributo sendo de natureza federal, um convênio entre a Receita Federal e as prefeituras permite que a totalidade da arrecadação fique com os municípios. E é isso que vem gerando discrepâncias entre o quanto realmente deveria ser pago e o que está sendo cobrado.

Laudo 
”As prefeituras estão fazendo mal o laudo, apenas com o olhar arrecadatório e esse não é o sentido do imposto, que tem por objetivo  premiar aquele produtor que age corretamente", comenta o advogado  da Farsul, Nestor Hein. Esse laudo é que define o valor do imposto e o maior problema tem sido os critérios para estipular o Valor da Terra Nua.

"Cada propriedade tem seu histórico, sua peculiaridade de produção, e isso deve fazer parte da definição do valor”, completa Hein, ao orientar os contribuintes que tiverem dúvidas procurar o seu sindicato rural ou a Farsul.

Classificados

Depois de quatro dias de provas, em Esteio, foram escolhidos mais oito machos e quatro fêmeas para a final do Freio de Ouro. Divindad 42 Nobrado, da Cabanha da Figueira, de Panambi (RS), ficou em primeiro lugar nas fêmeas. Ela foi montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira.

Nos machos, a primeira colocação da classificatória foi de Monarca da Dom Manoel, de parceria da Cabanha Dom Manoel, de Gravataí (RS), e da Estância Liberdade, de Rolante (RS), montada pelo ginete Jardel Finkenauer Pereira.

Apoios importantes

Luis Fernando Cavalheiro, assessor da Presidência da Farsul, prepara candidatura à Assembleia Legislativa. Terá o apoio maçico da movimentada ala jovem da Farsul  e de lideranças do setor. Guri focado e sério tem uma promissora carreira política, focada nos interesses da agropecuária. 

Venda casada - O Mapa em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública, CNA e Contag promove às 10h desta segunda-feira (20), o webinar "O produtor rural e o combate à venda casada". Para acompanhar segue o link  bit.ly/vendacasada-mapa ou bit.ly/vendacasada-mjspo

Perdas - A preocupação com possíveis prejuízos ao setor com a reforma tributária é tema de reunião, amanhã, terça-feira, de lideranças rurais com o governador Eduardo Leite.