O ato falho de Covatti é o inconsciente coletivo do governo Leite se comunicando
Coluna de sexta-feira 16 de Julho de 2020
Por Alex Soares
Frase do dia
“Essa guerra da informação não é fácil. Nós temos um problema, pois o Brasil é uma potência no agronegócio e na Europa há uma seita ambiental. Eles não preservaram nada no seu meio ambiente e o tempo todo atiram em nós”
"(Presidente Jair Bolsonaro, em sua tradicional live, nesta quinta-feira) )
____
Bombou um vídeo em que aparece o secretário Covatti Filho abrindo uma tele conferência com técnicos da Emater. Nos grupos de Whatsapp de servidores, principalmente nos do Irga “só se falava de outra” coisa. A gravação, de 14 segundos, foi feita no gabinete principal da Seapdr, durante o anúncio e a apresentação do novo regime de contratação da Emater pelo Estado - agora sem licitação. Entre o monitor de TV e a Camêra, Covattinho se dirige aos “técnicos que estão nos assistindo”, e dispara: “É a entidade mais parceira e é o único órgão do governo do estado que vai ao encontro do produtor”.
(Veja o vídeo abaixo do texto)
Sensibilidade
A furada de bola de Covattinho pode até ser entendida como apenas um ato falho, um agrado exagerado ao segmento que lhe assistia. Mas explica isso aos funcionários do Instituto Riograndense do Arroz, que vêm sendo desprestigiados há anos, seja pelos salários baixos ou pelas condições técnicas e logísticas precárias nas quais trabalham? Convence essa turma que o secretário apenas esqueceu que o Irga existe.
Do bem
Mas justiça seja feita: não é da índole do secretário da Agricultura, Covatti Filho magoar ninguém, ainda mais profissionais ligados à pasta que comanda. O secretário é um bom sujeito, um jovem do bem e que tem uma promissora carreira pública.
Coerência
E não se pode dizer também que Covattinho é contraditório. Ao esquecer do octogenário Irga na sua fala, ele não surpreendeu, apenas confirmou a indissimulável indiferença com a qual o governo Eduardo Leite trata o Irga e consequentemente com a classe arrozeira.
Conveniências
O irônico desta fria relação é que a mesma turma engomada do Palácio Piratini que vê o instituto como um corpo estranho no seu universo próprio, é a mesma que se socorre das rubricas orçamentárias do instituto para irrigar as caras campanhas publicitárias veiculadas nas tradicionais empresas de comunicação estaduais e nacionais. Ou alguém acha que o senhor governador (e futuro candidato a senador) Eduardo Leite está mesmo preocupado com a importância de enaltecer as qualidades do arroz na televisão?
Desconhecimento
Será que alguém já falou a Eduardo Leite ou aos seus auxiliares mais próximos do que se trata o Projeto 10 + ou Soja 6000, que fizeram com que as lavouras da Metade Sul desses um boom de produtividade? Isso só para ficar nos mais recentes programas do instituto, executados quando ainda tinha respaldo do patrão público. Não será surpresa se não souberem, pois talvez não saibam nem quem são os integrantes da atual diretoria do instituto.
____
Febrac entra na briga do ITR
A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), lançou nota criticando as cobranças do ITR deste ano pelas prefeituras. A entidade acusa as secretarias municipais fazendárias de avaliarem o VTN (Valor da Terra Nua) em desconformidade com a lei e as instruções normativas. O objetivo, segundo a federação, é pura e simplesmente aumentar a base de cálculo do tributo.
Os exageros têm sido já alvo de reclamações de proprietários rurais. O presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, diz que num primeiro momento será encaminhado ofício às entidades que representam os municípios. "Se a situação persistir, medidas serão tomadas", diz Lamachia.
A nota na íntegra:
Nota de Repúdio
"A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça - FEBRAC - vem a público manifestar seu repúdio a forma de agir de alguns municípios brasileiros no que tange a cobrança do Imposto Territorial Rural - ITR.
A FEBRAC alerta para que todos fiquem atentos ao tema, pois algumas Secretarias de Fazenda Municipais estão fazendo a avaliação do VTN - valor da terra nua em desconformidade com o que prevê a lei e as instruções normativas aplicáveis a matéria, aumentando de forma ilegal a base de calculo do tributo.
A FEBRAC irá notificar a CNM e a FAMURS - entidades representativas dos Municípios, e tomará medidas judiciais contra os agentes públicos que, mesmo cientes das ilegalidades, continuem a agir de forma indevida.
Por fim, a FEBRAC sugere aqueles que forem autuados ou notificados que procurem um advogado da sua confiança, pois o agir irregular dos municípios, se não combativo administrativamente ou judicialmente, pode acarretar em altos custos e multas ao pecuarista”.
Assina a Diretoria da FEBRAC
Reais benefícios
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) acaba de fazer um gol de placa, que traz ganhos reais aos pequenos produtores do Estado. Numa parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está lançando uma campanha para estimular a demanda de consumo de produtos da agricultura familiar catarinense. A partir de uma pesquisa feita em dez regiões do estado, a Epagri aproximou produtores das redes supermercadistas, que passam a comercialzar os seus produtos negociando com os próprios agricultores.
Rápidas -
Promessa - Quando Eduardo Leite começará a cumprir a sua promessa de campanha e devolver a CDO na íntergra ao caixa do Irga? Está gravado.
Continua - Jair Bolsonaro garantiu a permanência de Ricardo Salles no Meio Ambiente. Agiu corretamente, pois o advogado paulista é uma das mentes mais brilhantes do seu governo, além de ser um workaholic.
Frigoríficos - Adidos brasileiros de Pequim receberam carta da Administração-Geral de Aduanas da China solicitando que o governo brasileiro suspenda as habilitações de exportação de mais dois frigoríficos. Com esses já são oito.
Foto: Foto: Emerson Foguinho/Seapdr