Câmbio já impacta nos custos de produção - Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, desta sexta-feira, 15/05/2020

Câmbio já impacta nos custos de produção - Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, desta sexta-feira, 15/05/2020

MANCHETES

* Safra 2019-2020 da soja já tem 80,6% comercializados e parte da 2020-2021 já está vendida 
* Arrozeiros uruguaios pedem socorro a Lacalle Pou
* Taxa de câmbio já impacta nos custos de produção 
* Produção industrial registra queda nos 15 locais pesquisados pelo IBGE
* CNA entrega à ministra da Agricultura propostas para o Plano Safra 
* Colheitas de soja e milho quase concluídas no Rio Grande do Sul
* Plantio do trigo avançando no Paraná  
*  Agrosolutions mantêm marca Chemical na América Latina e Brasil

MERCADO  

O Dólar fechou a quarta-feira com queda de 1,38%  em relação a moeda brasileira.  
A moeda norte americana encerrou o dia ficou valendo:  
R$ 5,81
43,96 Pesos Argentinos
67,68 Pesos Uruguaios
6.466,89  Guaranis Paraguaios
Já o Euro fechou em R$ 6,28 
O índice Ibovespa fechou o dia com alta de 1,59%  nos negócios. 


NOTÍCIAS 
 Agrosolutions mantêm marca Chemical na América Latina e Brasil

São Paulo - A empresa japonesa Sumitomo Chemical informou que a Agrosolutions, companhia resultante da aquisição de ativos da Nufarm, adotará a marca Sumitomo Chemical América Latina. 
Anunciada em outubro de 2019, a aquisição inclui ativos da australiana Nufarm no Brasil, na Argentina, Colômbia e no Chile e já recebeu aval dos órgãos reguladores brasileiros.

Colheita de verão concluida e Plantio do trigo avançando no Paraná  
Cascavel - O plantio de trigo 2020 no Paraná já atinge 35% da área plantada. A informação é do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Agricultura do Paraná. De acordo com o relatório semanal do Deral, as condições de desenvolvimento são boas para 69% das lavouras. 
Em 2019, o estado teve a safra de trigo frustrada  por conta das poucas chuvas e ocorrência de geadas. A queda chegou a 20% duma estimativa inicial de 3,3 milhões de toneladas. 
Em relação às culturas de verão, o Paraná já efetuou praticamente toda a colheita, segundo o Deral.

Colheitas de soja e milho quase concluídas no Rio Grande do Sul
Ijuí - A colheita de soja no Rio Grande do Sul atingiu esta semana 97% da área, de 5.964.516 hectares, conforme a Emater. Nas lavouras de milho, a volta das chuvas amenizou parcialmente os impactos da estiagem. A colheita atinge 89% da área semeada com o cereal.
Até esta quarta-feira tinham sido realizadas pelos técnicos da Emater 9.808 vistorias de Proagro.  
Na regional de Ijuí, a produtividade média é de 2.070 quilos de soja por hectare. Já em Santa Rosa, 97% das áreas estão colhidas, com rendimento médio de 1.930 quilos por hectare. As perdas da soja são de 41% em relação à meta inicial.

 

Arrozeiros uruguaios pedem socorro a Lacalle Pou 

Montevideo - A Associação dos Cultivadores de Arroz do Uruguai enviou uma carta ao Presidente da República, Luis Lacalle Pou, pedindo-lhe ferramentas ou ações do governo, para trabalhar em medidas que abordem e resolvam os problemas que o setor está enfrentando. 

O presidente da ACA, Alfredo Lago lembrou que o setor precisa de medidas que permitam trabalhar em soluções - para o endividamento e também num novo crédito agrícola aos produtores. Para Lago, não são somente os arrozeiros seriam os beneficiados, mas a economia do interior do país. 

Na carta ao presidente, a associação adimite que a prioridade do momento dos governos é a pandemia de Covid-19, mas o campo, pilar que sustenta a economia uruguaia, não pode parar. Por causa da perda de renda, os produtores orientais vêm diminuindo as áreas de plantio de arroz. A atual safra foi semeada num total de 150 mil hectares.  

CNA entrega à ministra da Agricultura propostas para o Plano Safra 
Brasília - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma série de propostas a serem adotadas no Plano safra desta ano.  

O documento foi entregue nesta quarta-feira, pelo vice-presidente da entidade, José Mário Schreiner. 
O documento traz 10 pontos prioritários para a política agrícola na próxima safra, que começa em 1º de julho. 

Entre os pedidos estão a redução da taxa de juros ao produtor rural, e dos custos administrativos e tributários cobrados pelas instituições financeiras; e aumento das fontes de financiamento para o agronegócio.

A lista de demandas também contem sugestões para desburocratização, ampliação da transparência na concessão do crédito rural, combate à prática de "venda casada" e ajustes nos programas de crédito rural e apoio à comercialização

São Paulo - A produção industrial registrou queda na passagem de fevereiro para março em todas os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Mais informações com Lígia Souto.

Taxa de câmbio impacta em 1,83% nos custos de produção de 2020, diz Farsul
Porto alegre - A volatilidade da taxa cambial em 2020, especialmente a partir de fevereiro, vem impactando nos custos de produção do campo. É o que aponta o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) do mês de abril, divulgado pelo Sistema Farsul, nesta quinta-feira. 

Abril registrou alta de 0,57% e um acumulado em 2020 de 1,83%. No mesmo período, o IPCA registra 0,22%.O reflexo só não foi maior porque a queda de 29% no preço do barril do petróleo contrabalanceou a variação do câmbio. 

A economista do Sistema Farsul, Danielle Guimarães diz ser  possível perceber a aceleração dos custos de produção na medida que o ano avança. Além do câmbio, a estiagem também influenciou no Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelo Produtor Rural (IIPR), que fechou abril com alta de 6,98%. 
 

Safra 2019-2020 de soja já tem 80,6% comercializados e parte 2020-2021 já está vendida 
São Paulo - A comercialização da safra 2019/20 de soja no Brasil atingiu no dia 8 de maio 80,6% da produção esperada. Os dados são da Consultoria datagro, que aponta para  97,72 milhões de toneladas já vendidas. 

Já a comercialização antecipada da safra 2020/21 chegou a 28,2% da produção estimada de 129 milhões de toneladas. É um recorde para o período, superando os 12% de 2016. Também segundo a Datagro, a explosão da taxa de câmbio e os prêmios firmes geram confiança aos produtores para vender suas produções, cujo grosso do volume tem a Ásia como destino.  

Produção: Conexão Rural 

Ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição de sexta-feira, 15/05/2020